Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tesouro: Bancos “têm todas as condições para passarem bem” os testes de stress

A secretária de Estado do Tesouro acredita que os bancos portugueses têm condições para ultrapassar os testes à sua solidez financeira, cujos resultados serão conhecidos em 2014.

Sofia A. Henriques/Negócios
Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 02 de Dezembro de 2013 às 15:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Os bancos portugueses irão enfrentar os testes à solidez do balanço com “todas as condições para passarem” o exame que será feito pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), segundo disse a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, à Reuters.

 

A troika e o Governo disponibilizaram à banca uma linha de financiamento no valor de 12 mil milhões de euros para recapitalização da banca. As instituições portuguesas acederam a 5,6 mil milhões em capital usado para reforçar o rácio de solidez “core tier one”. O BPI utilizou 1,5 mil milhões, o BCP três mil milhões e o Banif 1,1 mil milhões de euros.

 

O Banco Central Europeu (BCE) está a levar a cabo uma inspecção aos activos da banca portuguesa e a EBA vai utilizar os resultados do banco central para testar os efeitos de potenciais impactos adversos nas contas dos bancos, em 2014.

 

“Acho que sim, acho que os bancos portugueses têm todas as condições para passarem bem os testes de stress, a avaliação em curso, pelo BCE, cujos resultados serão conhecidos em 2014", respondeu a secretária de Estado do Tesouro à Reuters.

 

A responsável do Governo lembrou que os bancos portugueses "já tiveram dois programas de inspecção às suas carteiras de crédito, em 2011 e em 2012, e estão a ser consistentemente e permanentemente acompanhados pelo Banco de Portugal", acrescentou.

 

"O senhor governador do Banco de Portugal, respondeu bem a essa questão", disse Isabel Castelo Branco, referindo-se a uma declaração proferida por Carlos Costa a 29 de Novembro. O líder do regulador bancário disse que acredita que os bancos têm almofadas de capital adequadas e estão preparados para a avaliação dos seus activos e os testes de stress.

Ver comentários
Saber mais Governo Isabel Castelo Branco secretária de Estado do Tesouro banca solidez capital
Mais lidas
Outras Notícias