Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UBS suspeita de manipulação da Taxa Libor

O UBS, o maior banco suíço, declarou ter recebido intimações das autoridades dos Estados Unidos a investigar uma possível manipulação da taxa interbancária utilizada no mercado monetário de Londres.

Andreia Major amajor@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 14:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O banco recebeu notificações da Comissão de Câmbios e Segurança dos Estados Unidos, da Comissão de Câmbios de Futuros dos Estados Unidos e o Departamento de Justiça americano, declarou o banco sedeado em Zurique no seu relatório anual de 2010, de acordo com a Bloomberg. O banco também recebeu uma ordem para fornecer informação à Agência de Supervisão Financeira japonesa, de “matérias semelhantes”, disse o banco.

“O UBS percebe que a investigação se foca sobre se houve tentativas impróprias do UBS ou não, quer actuando por si só ou juntamente com outros, para manipular a taxa Libor em certas épocas”, explicou o banco, que acrescentou que o “UBS está a conduzir uma revisão interna e está a cooperar com as investigações.”

As taxas Libor são definidas diariamente pela Associação dos Bancos de Inglaterra, baseadas em dados que recebe de outros bancos relativos a quanto irá custar emprestar dinheiro em vários períodos de tempo, em diferentes moedas.

A validade da Libor foi questionada durante a crise de crédito quando os bancos se tornaram cautelosos em emprestar dinheiro uns aos outros devido às avultadas perdas.

O UBS não disse no relatório de hoje a que período de tempo a investigação da Libor respeita.

Ver comentários
Saber mais UBS Libor
Mais lidas
Outras Notícias