Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Van Rompuy: Europa tem de controlar agências de "rating" e romper com o seu oligopólio

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirma em entrevista ao jornal espanhol El País que a Europa tem de controlar as agências de "rating" e romper com o seu oligopólio.

Lusa 10 de Julho de 2011 às 20:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
“Se as autoridades públicas querem continuar a ter a última palavra, então os políticos têm de atuar a nível europeu e internacional. (…) Temos que romper o oligopólio das agências de ‘rating’ e controlá-las”, afirmou Van Rompuy numa entrevista ao diário espanhol. O dirigente, que já cumpriu metade do seu mandato como primeiro presidente do Conselho Europeu, sublinha que a Europa já tomou algumas medidas neste sentido mas que tem de fazer mais.

Van Rompuy demonstrou-se ainda surpreendido com a decisão da Moody’s na semana passada de cortar o ‘rating’ de Portugal em quatro níveis para um nível já considerado ‘lixo’ (fora da chamada escala de investimento), acreditando que o programa de Portugal se irá cumprir e lembra que “no passado as agências de ‘rating’ cometeram muitos erros e acarretam uma parte da responsabilidade pela crise imobiliária” que originou a actual crise financeira e económica.

Ver comentários
Saber mais Van Rompuy rating Europa
Mais lidas
Outras Notícias