Bolsa Bolsa nacional em queda ligeira em linha com a Europa

Bolsa nacional em queda ligeira em linha com a Europa

O principal índice nacional arrancou a sessão em queda, partilhando o sentimento registado pelas principais praças europeias. Os receios em torno de uma guerra comercial voltam a pairar sobre o mercado, depois de ter sido noticiado que os EUA se preparam para aplicar tarifas sobre as importações chinesas.
Bolsa nacional em queda ligeira em linha com a Europa
Bruno Simão/Negócios
Ana Laranjeiro 14 de março de 2018 às 08:17

A bolsa de Lisboa arrancou a sessão em queda. O PSI-20 abriu a descer 0,02%, sendo que, pouco depois, descia já 0,10% para os 5.420,05 pontos, com dez empresas em queda, quatro em alta e quatro inalteradas.

As principais praças europeias estão também a negociar em queda, numa altura em que os receios em torno de uma guerra comercial voltam a captar a atenção dos investidores. Os Estados Unidos estão a preparar-se para aplicar tarifas sobre as importações chinesas, no valor de 60 mil milhões de dólares, devendo estas taxas incidir nomeadamente sobre o sector tecnológico e de telecomunicações, de acordo duas pessoas que debateram o tema com a administração Trump, citadas pela Reuters.

A China já respondeu. O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros disse que a China vai tomar medidas firmes para salvaguardar os seus direitos comerciais legítimos.
 

Esta possibilidade de os EUA aplicarem mais taxas aduaneiras sobre os bens provenientes da China e que entram em solo americano, surge depois de na semana passada o presidente Donald Trump ter assinado o documento que determina a entrada em vigor das tarifas sobre as importações de aço e alumínio.

Além disso, surge depois de ontem Donald Trump ter anunciado a substituição de Rex Tillerson por Mike Pompeo no cargo de secretário de Estado norte-americano. O até agora director da CIA é visto como tendo uma postura mais radical, o que adensa, ainda mais, os receios em torno da guerra comercial que se desenha no horizonte.

Em Lisboa, destaque para as acções da Pharol, que recuam 1,04% para 23,85 cêntimos. A Nos recua 0,54% para 4,82 euros e os CTT descem 0,51% para 3,124 euros.

A Galp Energia desce 0,13% para 15,06 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão em alta ligeira nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, ganha 0,05% para 64,67 dólares por barril.

A EDP cede 0,23% para 3,043 euros e a EDP Renováveis ganha 0,47% para 7,48 euros.

No sector da pasta e do papel, a Altri perde 0,41% para 4,835 euros e a Navigator desvaloriza 0,26% para 4,576 euros. A Semapa ganha 0,63% para 19,20 euros.

O BCP cede 0,10% para 29,07 cêntimos.

A Jerónimo Martins aprecia 0,07% para 15,215 euros. A Sonae segue inalterada nos 1,132 euros.




A sua opinião29
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
mais votado Cleriano 14.03.2018

bom dia pessoal amigo do Bcp e de todas as outras cotadas
estou muito optimista em relação ao Bcp que é a unica cotada que eu tenho
depois de alguma correção durante 1 Mês que saiu os resultados de 2017, agora estão reunidas as condições para novos movimentos de subida, até a saida dos resultados trimestrais em Maio, depois sair..... durante 1 Mês novamente.
será penso eu a melhor cotada para valorizar nas próximas semanas.
mas a ver vamos.
cumprimentos.

comentários mais recentes
Re: Criador de Touros 14.03.2018

Pelos vistos, o criador de touros agora até se julga mais inteligente, culto e "douto" que o génio Stephen Hawking (!!!), porque a deduzir pelas suas palavras o referido não era crente (provavelmente da religião católica) e quiçá não era politicamente de direita!!! Que "asno" este me saiu!!!

2 minutos para a meia noite 14.03.2018

a 2 minutos da meia noite no relogio atómico dos cientistas de chicago
acho que já deve estar a menos
em 2002 os Eua abandonaram os tratados de redução de armas nucleares
que a russia e outras nações a partir dai se armaram até aos dentes
eua querem mandar em tudo, metem o bedelho em tudo
e acabam com acordos, como o do clima e aquecimento global
agora guerra nos mercados, para tentar acabar com a falência dos Eua
ontem trump dimitiu mais um braço direito, porque esse braço direito não queria que os Eua acabassem o acordo com o Irão, que agora vão mesmo acabar.
isto está a caminhar a passos largos para o final aqui na terra.
o mundo está todo as avesas e louco
as pessoas já estão quase na globalidade conformadas pelo que vem ai.

0,26 BCP. 14.03.2018

0,26, estás aí ???

Bcp irá perder 40% a 45% de valor 14.03.2018

Bcp irá perder 40% a 45% de valor este ano
RGB que vós avisa

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub