Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A agência de notação financeira Standard & Poor’s tem agendada para esta sexta-feira uma possível revisão do “rating” da dívida soberana de Portugal.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Standard & Poor's avalia Portugal

Um mês depois de a Moody's ter deixado o "rating" de Portugal inalterado, hoje é a vez de a Standard & Poor's se pronunciar sobre a dívida portuguesa.

 

A S&P é a única agência que mantém um "outlook" positivo para o país, o que significa que tem no horizonte uma possível melhoria de "rating". A instituição mantém uma avaliação de "BBB-" para Portugal, que corresponde ao último nível da categoria de investimento de qualidade.


Vista Alegre reage às contas de 2018


A Vista Alegre reportou um resultado consolidado atribuível aos acionistas de 5,94 milhões de euros entre janeiro e dezembro de 2018, o que correspondeu a um aumento de 39,5% face aos lucros do ano precedente (4,25 milhões). Foi o terceiro ano consecutivo com lucros. Já o volume de negócios subiu 17%, para 99,02 milhões de euros e o EBITDA ajustado teve um crescimento de 36%, situando-se no final do ano nos 18,4 milhões de euros.

As contas foram apresentadas já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações estarão a reagir na sessão desta sexta-feira.

 

 

Parlamento britânico adia saída da União Europeia

A moção do governo britânico a solicitar a extensão do artigo 50.º foi ontem aprovada, pelo que Londres irá solicitar a Bruxelas o adiamento do Brexit. Fica ainda por saber a duração do adiamento.

 

Estes novos desenvolvimentos estarão hoje a ter reflexo na negociação dos mercados, sobretudo na Europa, que têm evoluído muito à boleia do que se vai conhecendo sobre os termos deste longo processo de divórcio.

 

Novos indicadores económicos em foco

Hoje teremos a divulgação de novos indicadores macroeconómicos, com destaque para os dados da inflação na Zona Euro. Ainda na Europa, serão também conhecidos os números do PIB da Finlândia e da balança comercial da Noruega.

 

Nos Estados Unidos teremos dados sobre a produção industrial e sobre o sentimento dos consumidores. Destaque ainda para a Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, que divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. 

 

Emergência nacional e comércio centram atenções em Wall Street

Depois da Câmara dos Representantes em finais de fevereiro, ontem também o Senado norte-americano aprovou uma resolução que visa pôr fim à declaração de emergência nacional do presidente Donald Trump para construir o muro ao longo da fronteira com o México. Apesar de ser certo que Trump irá vetar a resolução, a declaração nacional será ainda alvo de várias ações judiciais, incluindo uma campanha promovida por 16 Estados norte-americanos que desafiam a autoridade legal do presidente.

 

Estes novos desenvolvimentos em torno da emergência nacional e também os relatos de que as conversações comerciais entre os EUA e a China estão atrasadas são dois fatores que esta sexta-feira estarão a concentrar os olhares em Wall Street.

 




Marketing Automation certified by E-GOI