Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira a EDP vai apresentar os resultados do primeiro trimestre após o fecho da bolsa nacional. Já a Sonae e a Semapa estarão a reagir às contas divulgadas ontem. Lá fora, os mercados continuarão atentos aos desenvolvimentos nos EUA, depois de ontem ao final do dia o chefe da Casa Branca ter declarado emergência nacional para impedir negócios que envolvam tecnologias desenvolvidas por "adversários estrangeiros".
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 16 de maio de 2019 às 07:30
Lucros da EDP deverão ter caído 23,5% no trimestre

A EDP reporta esta quinta-feira as suas contas do primeiro trimestre após o fecho da bolsa nacional. A elétrica liderada por António Mexia tem sido penalizada pelas compensações pagas nos contratos de energia.

 

Segundo a média projetada pelos analistas, os lucros da EDP deverão ter atingido os 127 milhões de euros nos três meses terminados no final de março, uma queda de 23,5% face aos 166 milhões registados em igual trimestre de 2018.

 

Semapa e Sonae reagem às contas

A Semapa e a Sonae estarão a reagir na sessão de hoje às contas do primeiro trimestre deste ano, reportadas ontem depois do fecho da bolsa nacional.

 

Os lucros da Sonae aumentaram 6,5% para 18,3 milhões de euros, mas ficaram abaixo do estimado pelos analistas do BPI, que apontavam para resultados líquidos de 27 milhões de euros. Já a Semapa registou no primeiro trimestre deste ano um resultado líquido atribuível a acionistas de 39,7 milhões de euros, crescendo 46,3% face a igual período do ano anterior. Um valor que ficou bem acima da estimativa dos analistas do BPI, que apontavam para lucros de 25 milhões de euros.

 

Termina o prazo de subscrição das obrigações da SAD do Benfica 

Termina hoje o prazo de subscrição das obrigações da Benfica SAD, que na terça-feira anunciou ter aumentado o montante da emissão obrigacionista. A oferta passou a contemplar a emissão de oito milhões de obrigações, em vez dos anteriores cinco milhões, com um valor nominal de cinco euros.

 

O comunicado da SAD referia que "o encaixe líquido da operação para a Benfica SAD ascenderá a um valor estimado de 38.418.750 euros". A emissão é remunerada com uma taxa de juro bruta anual fixa de 3,75%, a mais baixa de sempre em operações deste tipo realizadas pela SAD "encarnada".

 

Trump declara emergência nacional

O presidente norte-americano emitiu ontem uma ordem executiva a declarar emergência nacional, que proíbe as empresas do país de usarem equipamentos de telecomunicações de empresas estrangeiras consideradas de risco, uma medida que visa nomeadamente a China e a gigante chinesa de telecomunicações Huawei.

 

Os mercados deverão estar hoje a reagir a este desenvolvimento, que teve lugar na quarta-feira à noite em Washington (já madrugada de quinta-feira em Lisboa).

 

Farfetch aumenta receitas mas prejuízos também crescem

A plataforma online de artigos de luxo Farfetch viu a faturação aumentar 39% no primeiro trimestre, mas os prejuízos subiram em 115%. Apesar do aumento das perdas, a empresa fundada e liderada por José Neves sublinhou que o crescimento neste período ultrapassou as expectativas e que a Farfetch continua a ganhar quota de mercado.

 

A Farfetch tornou-se, no passado dia 21 de setembro, a primeira empresa tecnológica portuguesa cotada na Bolsa de Nova Iorque. Esta quinta-feira as suas ações deverão estar a reagir às contas.

 




Marketing Automation certified by E-GOI