Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira a Reserva Federal norte-americana anuncia a sua decisão de política monetária, esperando-se que se decida por um novo corte de 25 pontos base na sua taxa diretora.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Fed deve anunciar novo corte de juros

A entidade liderada por Jerome Powell deverá anunciar esta quarta-feira um corte da sua taxa de juro de 25 pontos base, colocando a taxa diretora num intervalo entre 1,75% e 2%, segundo as previsões do mercado.

 

Este corte será o segundo do ano, depois de a Reserva Federal dos EUA já ter cortado a taxa dos fundos federais na reunião que decorreu no final de julho.

 

Portugal emite dívida de curto prazo

O IGCP regressa esta quarta-feira ao mercado de dívida. A agência que gere a dívida pública vai emitir dívida a seis meses e um ano, tendo como objetivo angariar entre 1.250 e 1.500 milhões de euros.

 

Ainda na semana passada, Portugal colocou 1.000 milhões de euros em obrigações a 10 e 15 anos, tendo pago um novo mínimo.

 

Espanha arrisca novas eleições gerais

Tudo aponta para que Espanha esteja a caminho de realizar as quartas eleições gerais em quatro anos. Depois de PP e Cidadãos terem transmitido ao rei espanhol a nega à investidura de Sánchez como primeiro-ministro, Felipe VI decidiu não propor nenhum candidato para ser investido como chefe do governo.

 

Já só um (imprevisto) acordo de última hora pode impedir que Espanha realize eleições gerais no próximo mês de novembro, presumivelmente no dia 10. Se até 24 de setembro não houver um primeiro-ministro em plenitude de funções, o rei dissolve as cortes e marca eleições antecipadas.

 

Novos indicadores económicos em foco

Por cá, na Zona Euro e no Reino Unido teremos a publicação dos dados da inflação relativos a agosto. Ainda no bloco europeu, serão também divulgados os valores finais da produção industrial de julho.

 

Fora da Europa, destaque para a decisão sobre taxas de juro por parte do banco central do Brasil.

 

Inventários de crude nos EUA centram atenções

Do outro lado do Atlântico, a Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.

 

Na sessão de ontem, os preços do "ouro negro" afundaram nos mercados internacionais, depois da notícia que deu conta de que a Arábia Saudita deverá recuperar a sua produção de petróleo mais rapidamente do que o previsto.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI