Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

As notícias sobre o Brexit vão continuar a concentrar as atenções dos investidores, mas os resulatdos também deverão mexer nos mercados acionistas.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Nuno Carregueiro 23 de outubro de 2019 às 07:30
Impasse no Brexit pressiona bolsas e libra

31 de outubro aproxima-se a passos largos e saída do Reino Unido da União Europeia continua num imbróglio que não parece ter fim. Ontem os deputados britânicos aprovaram a legislação complementar necessária à implementação do acordo de saída, mas logo de seguida chumbaram a calendarização do debate e votação de todo o quadro legal paralelo ao tratado jurídico sobre os termos do divórcio, o que torna quase impossível uma saída do Reino Unido da União Europeia a 31 de outubro. Está em cima da mesa um adiamento técnico por alguns dias, a convocação de eleições ou até um Brexit caótico no final do mês. Perante este clima de incerteza constante, a libra afundou e as bolsas norte-americanas fecharam no vermelho, pelo que se perspetiva uma abertura das praças europeias em queda esta quarta-feira.

 

Jerónimo Martins apresenta resultados do terceiro trimestre

Depois da Galp Energia ter dado o pontapé de saída na época de apresentação de resultados, esta quarta-feira é a vez da Jerónimo Martins anunciar as contas do terceiro trimestre após o fecho da sessão. O Goldman Sachs estima que a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos tenha registado "mais um trimestre sólido", com as receitas a crescerem 8% em termos homólogos para 4,7 mil milhões de euros (entre julho e setembro de 2019) e o EBITDA a aumentar 9% para 288 milhões de euros. Os lucros terão ficado em 108 milhões de euros, abaixo dos 114 milhões de euros registados no terceiro trimestre de 2018 e acima dos 100 milhões entre abril e junho deste ano.

 

Tesla, Microsoft e Boeing apresentam resultados

Em Wall Street, as atenções estarão viradas para as ações da Tesla, que apresenta os resultados do terceiro trimestre. A fabricante de automóveis elétricos vendeu 95.356 veículos no segundo trimestre, um novo recorde para a empresa, e as vendas ascenderam a 6,3 mil milhões de dólares. Além da Tesla, esta quarta-feira também serão conhecidos os resultados da Microsoft e da Boeing. Até agora, esta época de resultados está a ser positiva para as empresas norte-americanas. Segundo os dados recolhidos pela Reuters, das 75 empresas do S&P 500 que apresentaram resultados até segunda-feira, mais de 80% superou as estimativas dos analistas.

 

Quarta-feira Zuckerberg vai explicar libra

O fundador e presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, vai ao Comité de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos prestar esclarecimentos sobre a libra, a criptomoeda que a rede social pretende lançar. O responsável irá explicar o impacto que esta moeda terá sobre o sistema financeiro, os consumidores e os investidores.

 

Consumidores europeus menos confiantes?

O dia é escasso em termos de publicação de dados económicos. Destaque apenas para o índice que mede a confiança dos consumidores da Zona Euro, sendo que os economistas estimam uma nova deterioração. O índice caiu para -6,5 em setembro e em outubro terá recuado para -7.




Marketing Automation certified by E-GOI