Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira é o último dia em que se pode adquirir ações da Corticeira Amorim ainda com direito ao dividendo que começa a ser distribuído a partir de dia 19. Os investidores estarão também atentos à ameaça da China à Alemanha.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 16 de dezembro de 2019 às 07:30
Último dia para ir ao dividendo da Corticeira

A Corticeira Amorim anunciou na semana passada a aprovação do pagamento de um dividendo extraordinário de 8,5 cêntimos por ação, que será pago aos acionistas a partir do dia 19 de dezembro. 

As ações começam, assim, a descontar o valor do dividendo a partir de 17 de dezembro. Ou seja, entram em ex-dividendo na terça-feira, pelo que hoje é o último dia para deter posições na empresa que vão contar para este pagamento.

 

China ameaça retaliar se Alemanha banir o 5G da Huawei

O embaixador chinês na Alemanha ameaçou Berlim com uma retaliação se a Huawei Technologies for excluída como fornecedora de equipamento sem fios 5G. E para tal, aludiu aos milhões de veículos alemães vendidos na China. "Se a Alemanha tomar uma decisão que leve à exclusão da Huawei do mercado alemão, haverá consequências", declarou Wu Ken.

 

Os comentários do embaixador surgem numa altura em que se observa uma resistência crescente à Huawei por parte de alguns pesos-pesados na coligação no governo da chanceler Angela Merkel. O ministro alemão da Economia, Peter Altmaier, já veio tentar pôr alguma água na fervura, ao advertir contra a aprovação de leis que visam empresas específicas.

Agora que os mercados acalmaram com o acordo comercial parcial entre Washington e Pequim, esta nova frente de tensões poderá vir a ser mais uma fonte de preocupação.

 

Mercados atentos à produção industrial da China

Os mercados estarão a reagir aos importantes indicadores económicos provenientes hoje da China, nomeadamente os dados das vendas a retalho, da produção industrial e do investimento.

 

A expectativa era a de que todos estes indicadores apresentassem uma evolução positiva. Aquando da abertura das bolsas na Europa já as praças asiáticas estarão encerradas e os referidos dados começarão pela manhã a ser digeridos no Velho Continente e pouco depois pelos EUA.

 

PMI na Zona Euro em foco

Na Zona Euro teremos hoje a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a dezembro. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços e para a indústria.

 

Serão também divulgados os mesmos indicadores para o Reino Unido, França e Alemanha. De Itália virão os dados da inflação em novembro.

 

Centeno entrega proposta do Orçamento para 2020

Por cá, hoje é dia da entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2020. Na semana passada, o ministro das Finanças, Mário Centeno, já apresentou as linhas gerais do documento aos partidos.

 

O cenário mais provável é que o PS conte com a abstenção do Bloco de Esquerda para a aprovação do Orçamento para 2020.

 




Marketing Automation certified by E-GOI