Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira a a Moody’s e a DBRS poderão pronunciar-se sobre a classificação da dívida soberana de Itália, um país fortemente atingido pela pandemia de covid-19. Por cá, a EDP e a REN estarão a reagir aos resultados do primeiro trimestre.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 08 de Maio de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
EDP e REN reagem às contas trimestrais

As ações da EDP e a REN estarão a refletir hoje na negociação bolsista os resultados do primeiro trimestre, divulgados ontem já depois do fecho da praça lisboeta.

 

A elétrica liderada por António Mexia fechou o primeiro trimestre com um resultado líquido de 146 milhões de euros, um aumento de 45% face ao mesmo período do ano anterior. Já a empresa comandada por Rodrigo Costa viu o seu lucro trimestral encolher 67,5% para 4,3 milhões – e na AG afoi aprovado o dividendo de 17,1 cêntimos.

 

Rating de Itália em foco

Depois de na semana passada a agência Fitch ter cortado o rating de Itália para o último nível da categoria de investimento de qualidade (ou seja, a apenas um nível de regressar ao patamar de "lixo"), a dívida do país volta a ser avaliada.

 

A Moody’s e a DBRS têm previsto para hoje uma possível alteração da notação financeira do país, que é um dos mais afetados pela crise da covid-19. Há duas semanas foi a vez de a Standard & Poor’s se pronunciar sobre Itália, tendo decidido manter a notação soberana mas baixando para ‘negativa’ a perspetiva sobre a evolução da qualidade da dívida transalpina.

 

Desemprego nos EUA centra atenções

Os Estados Unidos divulgam a taxa de desemprego em abril. De acordo com as previsões dos economistas, o desemprego deverá ter subido para 16,3% no mês passado, face a 4,4% no mês anterior.


Ontem foi reportado que na semana passada mais 3,2 milhões de pessoas pediram subsídio de desemprego, elevando o total das últimas sete semanas para 33,5 milhões – ou seja, desde que entraram em vigor, a meio de março, as medidas de confinamento. No entanto, o número de novas solicitações deste apoio tem vindo a diminuir nas últimas cinco semanas, indicando que o pior do choque da pandemia no mercado de trabalho poderá já ter passado.

 

Eurogrupo debate fundo de recuperação

Os ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) realizam hoje uma vídeconferência para debaterem o apoio à crise provocada pela pandemia e a situação económica na região, entre outros temas.

 

Na quarta-feira esperava-se que a Comissão Europeia apresentasse o plano de recuperação da UE, mas tal não aconteceu devido à dificuldade de Ursula von der Leyen em granjear respaldo junto das capitais. Nesse mesmo dia, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, garantiu que o grande alvo do fundo que Bruxelas está a preparar é "evitar ou reduzir ao mínimo o risco de maior divergência económica" entre os Estados-membros.

 

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.

 

Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias