Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira a Navigator e a Jerónimo Martins realizam as suas assembleias-gerais de accionistas. É também o dia em que a ORES Portugal, SIGI da Sonae Sierra e do Bankinter, entra na bolsa portuguesa. Já os CTT poderão estar a reagir ao reforço de posição daquela que é agora a segunda maior acionista da empresa de correios.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Navigator e Jerónimo Martins reúnem acionistas

Com o mês de junho quase a chegar ao fim – limite para a realização das assembleias-gerais anuais – a Jerónimo Martins e a Navigator reúnem os seus acionistas e com um ponto em comum: a remuneração que lhes vão dar.

 

A Navigator realiza uma assembleia-geral extraordinária a fim de transitar os resultados conseguidos pelo exercício de 2019 para reservas livres. Isto depois de ter cancelado a distribuição de dividendos.

 

A Jerónimo Martins reúne os seus acionistas, depois de ter cancelado a reunião que chegou a estar marcada para 16 de abril. E agora propõe um dividendo de 20,7 cêntimos por ação, em vez dos 34,5 cêntimos propostos anteriormente.

 

Dona da Mayoral reforça para mais de 10% nos CTT

A espanhola Indumenta Pueri (dona da fabricante de roupa infantil Mayoral), através da Global Portfolio Investments, reforçou a sua posição nos CTT, quase duplicando a participação que tinha desde 2018. Em comunicado à CMVM, a empresa liderada por João Bento disse ter recebido notificação de que a Global Portfolio Investments aumentou no dia 18 de junho a sua posição acionista nos CTT, de 5,6618% para 10,0386%.

 

Num outro comunicado ao regulador do mercado de capitais, os CTT anunciaram que a norte-americana BlackRock reduziu a sua participação na empresa. No dia 19 de junho, a gestora de ativos diminuiu assim a sua posição, que passou de 3% para "menos de 2%", segundo o documento.

 

Nova SIGI vai remunerar investidores em 4%

Oito meses depois da criação do novo regime, chega ao mercado nacional a primeira Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI). A Olimpo Real Estate Portugal (ORES Portugal) estreia-se com uma capitalização bolsista equivalente ao valor de mercado da Cofina e da Impresa juntas, e promete uma remuneração anual mínima de 4%, o que faz deste veículo uma das empresas mais rentáveis da bolsa portuguesa num momento marcado pelo cancelamento de dividendos.

 

A SIGI do Bankinter e da Sonae Sierra, lançada no final do ano passado, estreia-se esta quarta-feira na bolsa portuguesa. As ações chegam ao mercado com um preço nominal de 4 euros, o que avalia a empresa acima de 50 milhões de euros, tendo em conta as 12.550.000 ações colocadas.

 

FMI divulga novas projeções e INE apresenta contas nacionais

O Fundo Monetário Internacional publicará novas projeções económicas para 2020. Os dados serão anunciados pela economista-chefe, Gita Gopinath, esperando-se que sejam piores do que os avançados em abril. Em abril, o FMI estimava uma contração de 3% na economia mundial. Para Portugal antecipava uma contração de 8%. 

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as contas nacionais trimestrais por setor institucional, relativas ao primeiro trimestre.

 

Crude e bolsas nos EUA centram atenções

A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina. A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que mexe com os preços da matéria-prima.

Também os principais índices de Wall Street continuarão no radar dos investidores, numa altura em que o Nasdaq Composite está em máximos históricos

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias