Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira serão conhecidos os dados da taxa de desemprego de junho nos EUA e de maio na Zona Euro.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
Os Estados Unidos e a Zona Euro reportam a evolução da taxa de desemprego em junho e maio, respetivamente. Na Zona Euro, conhece-se também o índice de preços no produtor, em maio.
Nos EUA é ainda publicada a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 27 de junho. No lado da indústria são divulgados indicadores relativos às encomendas à indústria, bem como a evolução da balança comercial.
Tesla já vale mais do que Disney e Toyota
Nos primeiros minutos da sessão bolsista de ontem, as ações da empresa liderada por Elon Musk avançavam 3,27%, para os 1.115,111 dólares, o que colocava a capitalização bolsista da Tesla nos 206,27 mil milhões de dólares. No fecho da jornada, a fabricante norte-americana de veículos elétricos manteve a força, terminando com um valor de mercado de 207,7 mil milhões de dólares, ultrapassando também assim a capitalização bolsita da gigante do entretenimento Disney (204,1 mil milhões de dólares).
A Toyota encerrou a sessão na Bolsa de Tóquio a perder 1,57%, para os 6.656 ienes. O gigante nipónico, maior fabricante mundial em termos de volume de produção e vendas, viu a capitalização bolsista encolher para 201,92 mil milhões de dólares.
Mercado da dívida encerra mais cedo nos EUA
A Securities Industry and Financial Markets Association (SIFMA – Associação da Indústria de Valores Mobiliários e do Mercado Financeiro, dos EUA) recomendou que os mercados obrigacionistas norte-americanos encerrem hoje mais cedo (às 14h de Lisboa).
A decisão prende-se com o facto de na sexta-feira os mercados estarem todos encerrados no país para celebração do Dia da Independência (que é a 4 de julho – mas, nos EUA, quando um feriado recai num dia de fim de semana, é antecipado ou atrasado para o dia útil mais próximo, em termos de negociação bolsista).
Plataformas de petróleo e gás em números
A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.
Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.
Câmara dos Representantes aprova sanções contra a China
Foi ontem aprovado um projeto de lei pela Câmara dos Representantes norte-americana que visa impor sanções "aos dirigentes chineses que deteriorem a limitada autonomia de Hong Kong em relação a Pequim, bem como aos bancos e empresas que negoceiem com eles". Isto como resposta à lei de segurança nacional da China para Hong Kong, aprovada ontem, e que os EUA consideram que restringe a liberdade daquele território.
Com a nova lei de segurança nacional da região administrativa especial da China já a produzir efeitos, foram perto de 400 os manifestantes detidos pelas autoridades locais nesta quarta-feira. O projeto de lei que recebeu ontem hoje luz verde da "House" é similar mas não idêntico a uma medida aprovada na semana passada pelo Senado norte-americano, pelo que terá de passar também na câmara alta. Só depois de ser aprovado pelas duas casas do Congresso é que seguirá para o Presidente, Donald Trump, para que este o promulgue.