Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira os mercados estarão a reagir ao facto de os parlamentares alemães terem posto ontem termo a um impasse jurídico em torno do programa de compra de obrigações por parte do Banco Central Europeu.

Negócios jng@negocios.pt 03 de Julho de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Parlamento alemão apoia programa do BCE de compra de dívida

O parlamento alemão apoiou ontem o programa de compra de dívida por parte do Banco Central Europeu (BCE), considerando-o um apoio chave para a economia do euro – fortemente afetada pela pandemia de covid-19 –, pondo assim fim a um impasse jurídico.

 

No passado dia 5 de maio, os juízes do Tribunal Constitucional Federal Alemão (TCFA) disseram considerar que o programa de compra de ativos da instituição liderada por Christine Lagarde violava os tratados da União Europeia, excedendo o mandato do próprio BCE, tendo dado um prazo de três meses para que aquele banco central justificar o programa. Muita água correu enquanto o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) e o TCFA se confrontaram em torno das políticas levadas a cabo pelo Banco Central Europeu, tendo este braço de ferro culminado ontem com uma opinião a favor do BCE por parte da Alemanha.

 

Mercados encerrados nos EUA

As bolsas norte-americanas estarão encerradas esta sexta-feira, devido à celebração do feriado do Dia da Independência, pelo que a jornada deverá ser marcada por uma liquidez bastante mais reduzida.

 

O Dia da Independência é a 4 de julho, mas, nos EUA, quando um feriado recai num dia de fim de semana, a sua celebração é antecipada ou atrasadoapara o dia útil mais próximo.

 

PMI da Zona Euro em foco

Na Zona Euro teremos a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a junho. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços.

 

Teremos também os mesmos indicadores para a Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido. Ainda do Reino Unido.virão os dados da confiança dos consumidores, referentes ao mês passado.

 

Knot fala sobre políticas monetárias do BCE

Klaas Knot, membro do Banco Central Europeu, marca hoje presença num evento da Bloomberg.

 

Knot irá discursar no âmbito das políticas monetárias do bloco.

 

Fitch analisa risco da dívida da Suíça

O final da semana não deverá ser marcado por uma grande atividade das agências de notação financeira. Apenas a Fitch tem agendada uma possível ação de "rating" para a Suíça, neste final de semana.

 

A evolução da pandemia e o seu impacto na economia continua a dominar a atenção destas entidades. 

 

Mais lidas
Outras Notícias