A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira a agência de rating DBRS poderá pronunciar-se sobre a dívida soberana de Portugal. Por cá, foi convocada uma reunião urgente do gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 18 de Setembro de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Covid-19: reunião de crise e dados do INE

O primeiro-ministro, António Costa, convocou com caráter de urgência, para esta sexta-feira, em São Bento, uma reunião do gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal. Além disso, o Instituto Nacional de Estatística divulga os dados preliminares de 2020 relativos aos óbitos por semana (semana 1 a 35) decorrentes do coronavírus.

DBRS pronuncia-se sobre Portugal

A agência de notação financeira canadiana DBRS tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de rating para Portugal. Em março, decidiu não fazer alterações relativamente à dívida soberana e à perspetiva para a sua evolução. Nessa data, a classificação manteve-se em BBB Alto (três níveis acima de lixo), com outlook estável.

Bruxaria quádrupla traz volatilidade aos mercados

Hoje é dia de bruxaria quádrupla ("quadruple witching") nos mercados de ambos os lados do Atlântico. E quádrupla porque se dá o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices e sobre acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz assim referência a estes quatro vencimentos e às bruxas. Mas porquê as bruxas? Os mercados têm o termo ‘witching hour’ (a hora da bruxa) que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação, já que essa "hora da bruxa" será um curto período em que quem pratica feitiçaria fica especialmente mais activo e poderoso. Assim sendo, este é um dia historicamente mais volátil, especialmente na última hora de negociação, com um elevado volume de transacções. Isto porque os investidores que precisam de fechar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente. O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

Novos indicadores medem pulso à Europa

Do Velho Continente surgem hoje novos dados económicos, com destaque para o índice de preços no produtor em agosto na Alemanha, as encomendas à indústria de julho em Itália e as vendas a retalho de agosto no Reino Unido.

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias