Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A divulgação da revisão estratégica e das minutas do BCE e a reação às atas da Fed estarão em foco no dia de hoje. Em Portugal, o INE divulga os dados sobre o setor do turismo.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
BCE anuncia resultados da revisão estratégica

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) fará uma apresentação dos resultados da revisão à estratégia da instituição, que deverá anunciar a primeira alteração à meta da inflação em quase duas décadas, à imagem do que fez a Reserva Federal dos EUA, na sua última revisão. O comunicado com a revisão será divulgado às 13:00 horas de Frankfurt (12:00 horas em Lisboa) e Lagarde fará uma apresentação 90 minutos depois.

Como foi o turismo no ano da pandemia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tem agendado para hoje a publicação das estatísticas do turismo em 2020, no ano da pandemia, um período fortemente afetado pelos vários confinamentos. No mesmo dia, o instituto divulga o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria, durante o mês de maio. 

Pedidos de subsídio de desemprego centram atenções nos EUA

Os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 3 de julho. O consenso de mercado estima que as novas solicitações deste apoio estatal na semana passada possam ter ascendido a 350.000 – a acontecer, será uma diminuição face aos 364.000 pedidos da semana precedente.

Reação dos mercados europeus às atas da Fed...

As atas da Reserva Federal dos EUA foram divulgadas no final da tarde de ontem, já depois do fecho da sessão europeia. Por esse motivo, será de esperar que as bolsas europeias e asiáticas estejam a reagir a esta divulgação. No documento, pode ler-se que as conversas sobre uma retirada de estímulos dentro do banco central norte-americano estão a ganhar cada vez mais força e há vários membros que consideraram que o abrandamento pode chegar antes do previsto. 

... e à divulgação das atas do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) divulga as minutas sobre o encontro de política monetária de junho. Nessa data, Christine Lagarde, a líder da entidade europeia, reviu em alta as estimativas para o crescimento económico da Zona Euro e para a inflação, mas considerou que ainda não tinha chegado o momento para se falar num abrandamento dos estímulos monetários extraordinários, como a compra de ativos ao abrigo do programa pandémico (PEPP).

Ver comentários
Saber mais BCE Christine Lagarde Reserva Federal dos EUA economia negócios e finanças economia negócios e finanças macroeconomia orçamento política conjuntura instituições económicas internacionais governo (sistema) executivo (governo)
Outras Notícias