Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 26 de Novembro de 2021 às 07:30
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Reação às medidas para travar pandemia

Esta sexta-feira, a bolsa nacional deverá reagir às medidas aprovadas em Conselho de Ministros para travar o aumento de novos casos de covid-19 no país. Com o Inverno e as festividades de Natal à porta, o Governo decidiu avançar um novo conjunto de medidas, das quais se destacam o reforço da vacinação, o adiamento do início do segundo período nas escolas, o regresso do teletrabalho obrigatório após o Natal e passagem de ano, o aumento do controlo nas fronteiras e a exigência de dupla certificação (certificado digital mais teste negativo à covid-19) para visitas a lares e para entrar em grandes espetáculo e recintos desportivos sem lugares marcados, bem como em discotecas. 

Último dia para subscrever obrigações da Mota-Engil

O prazo de subscrição das novas obrigações para o retalho da Mota-Engil termina no final da semana, o que significa que esta sexta-feira, os investidores terão uma última oportunidade para subscrever obrigações da empresa liderada Gonçalo Moura Martins. A construtora resolveu subir o montante total a emitir para 110 milhões de euros, mais 35 milhões do que tinha anunciado a 11 de novembro, sendo que a possibilidade de alargamento já estava prevista no prospeto da operação. O apuramento de resultados da operação está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de novembro.

Bolsas em Wall Street com sessão mais curta

Após terem estado de portas fechadas devido ao feriado do Dia de Ação de Graças, os principais índices norte-americanos voltam esta sexta-feira às negociações. No entanto, como manda a tradição, as bolsas norte-americanas terão uma sessão mais curta, estando previsto o seu encerramento às 13h00 locais (18h00 em Lisboa). A redução do período de negociações deve-se ao facto de a maior parte dos norte-americanos viajarem na quarta-feira para passar o feriado do Dia de Ação de Graças com as famílias e aproveitarem para passar o resto do fim de semana com as famílias, o que se reflete num menor volume de transações em bolsa durante o dia a seguir ao Dia de Ação de Graças. 

Agências de rating pronunciam-se sobre a Irlanda, Bélgica e Polónia

Esta sexta-feira, as agências de rating volta à carga com novas classificação de risco de crédito a atribuir a vários países europeus. A Standard & Poor's tem agendada uma possível ação de rating para a Irlanda. Já a Moody's poderá pronunciar-se sobre a Bélgica, enquanto a DBRS deverá fazer o mesmo em relação à Polónia.

Lagarde aborda desafios futuros da política monetária

A marcar o dia está também a sessão de encerramento da quarta edição da conferência do Banco Central Europeu (BCE), que tem como tema: "Continuidade e mudança: como os desafios de hoje preparam o terreno para amanhã". A conferência Depois dos dicursos de vários membros do BCE, como a alemã Isabel Schnabel e o italiano Fabio Panetta, terem pontuado a sessão de arranque da conferência, esta sexta-feira está previsto que subia ao palco a presidente do BCE, Christine Lagarde. Isso acontece depois de esta quinta-feira ter sido divulgadas as atas da reunião do BCE de 28 de outubro, que indicam que alguns membros do BCE veem com preocupação que os mercados antecipem uma subida das taxas de juro devido à subida da inflação.

Ver comentários
Outras Notícias