Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A época de resultados está a decorrer em força, com a Galp em Lisboa e a Ryanair em Londres a centrarem atenções. As matérias-primas agrícolas reagem ao acordo para permitir a exportação de cereais ucranianos.

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Galp mostra lucro em pico do petróleo

A Galp Energia centra atenções na bolsa de Lisboa, com a apresentação de resultados trimestrais, antes da abertura do mercado. Os lucros são referentes ao segundo trimestre do ano, um período fortemente afetado pelo impacto da guerra na Ucrânia e consequente crise nas matérias primas. A margem de refinação da petrolífera disparou para os 22,3 dólares por barril devido à alta do petróleo, acima das estimativas dos analistas.

Ryanair enfrenta greve em dia de contas

Lá fora, também a Ryanair apresenta contas, numa altura em que o setor está sob pressão. Os tripulantes de cabine da companhia aérea em Espanha vão estar também em greve, em protesto pelo reinício das negociações de um acordo coletivo que inclua "condições de trabalho dignas e ao abrigo da legislação espanhola para os seus trabalhadores". Além da Ryanair, também a Vodafone vai divulgar resultados trimestrais.

Confiança dos alemães em foco

O instituto Ifo divulga esta segunda-feira um relatório sobre o clima empresarial na Alemanha, um importanto indicador de sentimento na maior economia da Zona Euro. Os investidores procurarão quaisquer sinais sobre as perspectivas de uma possível recessão.

Preço dos cereais reage a acordo

As matérias-primas agrícolas, em especial os cereais, vão estar em destaque no arranque da semana após o acordo assinado na sexta-feira em Istambul, para a retoma das exportações da Ucrânia, que tem sido penalizada pela invasão russa. Por outro lado, a Rússia também recebeu garantias relativamente às suas exportações de fertilizantes, apesar das sanções em vigor contra Moscovo.

Sinais sobre a inflação nos EUA

A escalada da inflação nos Estados Unidos (atingiu 9,1% em junho) tem sido uma das principais preocupações dos investidores norte-americanos nos últimos meses e, esta segunda-feira, estarão atentos a novos dados que poderão ser dados pelo Chicago Fed National Activity Index. O índice mensal é desenhado para medir o sentimento económico e pressões inflacionistas.

Ver comentários
Outras Notícias