Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira, é dia de novos dados sobre as taxas de juro a que os bancos remuneram os depósitos e também de conhecer os números sobre o emprego nos Estados Unidos. Presidente do Banco Central Europeu discursa hoje.

Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 02 de Dezembro de 2022 às 07:30
Dívida pública recua em outubro

Em setembro de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 1,6 mil milhões de euros, para 279,8 mil milhões de euros. Estes dados serão atualizados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (um dia depois do habitual devido ao feriado), sendo expectável um recuo dado que, em outubro, Portugal realizou o grande reembolso anual de dívida ao mercado.

Banca resiste a subir juros

A semana fecha com novos dados também das taxas de juro a que os bancos remuneram os depósitos. Apesar da subida dos juros do BCE, esta remuneração mantém-se em Portugal em níveis muito reduzidos: 0,05%.

Lagarde discursa

A presidente do Banco Central Europeu discursa esta sexta-feira, numa altura em que se aproxima a data da próxima reunião do BCE, a 15 de dezembro. É esperado que a próxima subida das taxas de juro seja de 50 pontos base, abaixo dos 75 anteriormente anunciados.

Dados do emprego nos EUA

É dia de conhecer o "estado de saúde" do trabalho no outro lado do Atlântico. Esta sexta-feira, é divulgado o número de postos de trabalho criados em novembro, assim como a taxa de desemprego. Em outubro, as empresas norte-americanas criaram 261 mil postos de emprego, tendo o valor superado as estimativas (200 mil). A taxa de desemprego, por sua vez, avançou para 3,7%.

Plataformas de crude e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, sobretudo do outro lado do Atlântico.

Ver comentários
Saber mais Portugal Atlântico BCE economia negócios e finanças conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio