Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: bolsas no vermelho e juros a agravar com foco na Fed e BCE

As principais bolsas mundiais pintaram-se de vermelho e os juros das dívidas agravaram face às perspetivas de que Fed e BCE possam subir mais as taxas de juro. O euro ficou abaixo da paridade. O petróleo valorizou face à crise energética e escassez de gás que afeta a Europa.

Bancos centrais travam bolsas

Bancos centrais travam bolsas
A semana foi negativa para os mercados acionistas, com as principais bolsas a fecharem em terreno negativo. As perspetivas de que os bancos centrais (incluindo a Fed nos EUA e o BCE) tenham de subir mais juros para travar a inflação penalizou o sentimento dos investidores.

Evolução do PSI na última semana. Cotação em pontos

Evolução do PSI na última semana. Cotação em pontos
Só a primeira sessão da semana no PSI_escapou à pressão vendedora nas ações. O principal índice português acompanhou o resto da Europa nas desvalorizações, com pressão adicional de “short-selling”, mas o recuo semanal de 0,95% foi inferior às principais pares.

“Shorts” reforçam na Altri

 “Shorts” reforçam na Altri
A entrada de um novo fundo com uma posição a descoberto na Altri penalizou as ações. Depois da entrada na terça-feira, o WorldQuant reforçou na sexta-feira para 0,61%, levando o total de “short-selling” para 1,29% do capital da Altri. A Galp Energia teve o maior ganho.

Just eat takeaway entra em correção

Just eat takeaway entra em correção
A holandesa Just Eat Takeaway este entre os maiores tombos na Europa, numa correção após os ganhos da semana passada no seguimento do anúncio da venda da sua participação no iFood. Já a empresa sueca especializada em radioterapia Elekta entrou em ex-dividendo.

Acusações castigam ações do Twitter

Acusações castigam ações do Twitter
O Twitter tombou com a notícia de que o seu ex-responsável pela segurança, Peiter Zatko, vai testemunhar no Senado dos EUA depois de ter acusado a empresa de falta de medidas de segurança. Além disso, um tribunal ordenou ao Twitter que prestasse a Elon Musk a informação pedida sobre as contas falsas.

Euro preso abaixo da paridade com dólar

Euro preso abaixo da paridade com dólar
Apesar de ter superado algumas vezes durante a semana a linha da paridade, o euro manteve-se no fecho das cinco sessões da semana a valer menos que um dólar. A moeda única não resistiu à força de um dólar, impulsionado pela expectativa de que a Fed continue uma abordagem “hawkish”.

Petróleo brilha face à escassez de gás

Petróleo brilha face à escassez de gás
O petróleo, em especial o Brent, teve uma semana positiva, numa altura em que face à escassez de gás o mercado se vira para o petróleo. Aliás, este mês, a Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta a estimativa para o crescimento da procura de petróleo, devido à crise energética.

Inflação e Powell agravam juros

 Inflação e Powell agravam juros
As “yields” das dívidas continuaram a agravar na Zona Euro, refletindo os receios de inflação prolongada, relacionada com os preços da energia, bem como os riscos de desaceleração económica. O mercado foi ainda pressionado pelo discurso do presidente da Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole.
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Ver comentários
Saber mais Fed Fed economia negócios e finanças macroeconomia
Outras Notícias