Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: mercados sem tirar os olhos da China

O coronavírus voltou a assumir papel central ao condicionar os mais diversos ativos negociados nos mercados internacionais. O euro voltou a recuar face ao dólar, o crude teve a melhor semana em cinco meses, com o aumento da procura de petróleo pela China, e os juros da dívida portuguesa voltaram a negociar abaixo dos de Espanha.

DAX liderou ganhos na Europa

DAX liderou ganhos na Europa
Contas de empresas acima do esperado e a descida dos novos infetados com o coronavírus animaram os investidores no início da semana. Depois, a revisão do método de cálculo fez disparar as novas vítimas e acabou com o entusiasmo. Ainda assim, o saldo semanal foi positivo, com o alemão DAX a liderar ganhos.

PSI-20 ganha 0,73% na semana

PSI-20 ganha 0,73% na semana
O índice lisboeta alternou em cada um dos dias de uma semana que começou e terminou no vermelho. No entanto, as valorizações de 0,32% e de 1% conseguidas na terça e quinta-feira pesaram mais do que as quedas registadas, permitindo à bolsa nacional ter um saldo semanal positivo de 0,73% na segunda semana consecutiva em alta.

Jerónimo Martins “pôs” PSI-20 no verde

Jerónimo Martins “pôs” PSI-20 no verde
A retalhista somou 6% numa semana em que a Corticeira Amorim e a EDP apreciaram perto de 2%. Com uma queda superior a 6%, a Sonae Capital liderou as perdas. A EDP Renováveis esteve em destaque, tendo renovado consecutivamente novos máximos de sempre.

Evolution Gaming “vence” jogo das bolsas

Evolution Gaming “vence” jogo das bolsas
A cotada especializada na produção de jogos de azar garantiu a maior valorização no índice de referência europeu após ter fechado 2019 com um aumento de 49% nas receitas face ao ano anterior. Já a Centrica foi a empresa que mais caiu após perdas provocada pelo teto imposto no Reino Unido às faturas do gás e luz.

Nvidia brilhou no S&P 500

Nvidia brilhou no S&P 500
A fabricante de placas gráficas adiantou estimativas positivas para as vendas nos primeiros três meses do ano, o que animou os investidores e elevou os títulos da cotada em mais de 16%. A Under Armour saiu penalizada após revelar resultados desapontantes em 2019, antecipou crescimento a um só dígito em 2020.

Euro perde terreno para o dólar

Euro perde terreno para o dólar
A moeda única europeia depreciou perto de 1% contra a divisa norte-americana, com o dólar a ser apoiado pelos indicadores robustos relativos à evolução da economia dos Estados Unidos. Já face à libra o euro ganhou valor, com a divisa britânica penalizada pelo receio de um “hard Brexit”.

China ajuda petróleo a melhor semana em cinco meses

China ajuda petróleo a melhor semana em cinco meses
O petróleo Brent, que serve de referência a Portugal e à Europa, valorizou quase 5% na semana passada, o melhor desempenho semanal desde setembro do ano passado. O barril de crude avançou para o patamar dos 57 dólares com o aumento da procura pela China. Também o ouro, prata e cobre registaram variações positivas.

Juros de Portugal de novo abaixo de Espanha

Juros de Portugal de novo abaixo de Espanha
Os juros dos países do euro caíram, com os investidores a manterem a aposta em ativos de menor risco. Portugal destacou-se, numa semana em que emitiu a seis anos com taxas negativas pela primeira vez. Com uma queda de 2,7 pontos na yield a dez anos, e uma subida em Espanha, Portugal voltou a ficar abaixo do país vizinho.
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias