Mercados A semana em oito gráficos: PSI-20 brilha numa semana em que nem a Apple travou a recuperação das bolsas

A semana em oito gráficos: PSI-20 brilha numa semana em que nem a Apple travou a recuperação das bolsas

A primeira semana do ano nos mercados foi marcada pela recuperação das bolsas e do petróleo, mas também dos ativos de refúgio, como o iene, as bunds e o ouro. Veja a variação dos principais activos em oito gráficos.
Nuno Carregueiro 05 de janeiro de 2019 às 09:30

Depois de um 2018 para esquecer nas bolsas, o arranque do novo ano correu da melhor forma para as ações, com destaque para as portuguesas. Em apenas quatro sessões o PSI-20 conseguiu recuperar quase metade das perdas sofridas no ano passado, ao marcar o maior avanço semanal desde março de 2017.

Nas restantes bolsas o saldo também foi positivo, embora menos expressivo, uma vez que os índices nos EUA e na Europa foram castigados pelo "profit warning" emitido pela Apple, bem como pelos dados que confirmam o mau momento da economia chinesa.

A instabilidade vivida nos primeiros dias da semana levaram os investidores a procurar refúgio nos ativos considerados mais seguros, o que adicionou valor ao iene e às obrigações alemãs. Já o petróleo conseguiu um ganho semanal de quase 10%, que permitiu anular parte da queda sofrida no último trimestre de 2018, que foi o mais negro para o petróleo em quatro anos.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI