Mercados A semana em oito gráficos: PSI-20 regressa aos ganhos numa semana em que o BCP caiu mais de 7%

A semana em oito gráficos: PSI-20 regressa aos ganhos numa semana em que o BCP caiu mais de 7%

O índice de referência nacional fechou a semana com um saldo positivo. A travar maiores ganhos esteve o banco liderado por Nuno Amado. Veja o resumo da semana nos mercados em oito gráficos.
Carla Pedro Rui Santos - infografia 10 de março de 2018 às 09:30

A bolsa nacional valorizou 1,06% esta semana, elevando para 0,55% o ganho desde o início do ano. A cotada com melhor performance do PSI-20 foi a Altri, a somar 6,8% no conjunto dos cinco dias, ao passo que o BCP travou os ganhos do índice de referência nacional, a perder 7,34% entre segunda e quinta-feira.

 

As restantes bolsas europeias negociaram também, generalizadamente, em alta. A sobressair nas subidas esteve a praça de Frankfurt, com o Dax a valorizar 3,63%.

 

Entre as cotadas europeias que mais sobressaíram do lado positivo estiveram a Siltronic e Smurfit Kappa, ao passo que a Axa foi o título do Stoxx 600 que mais desceu.

 

Nos EUA, os principais índices tiveram uma performance positiva no acumulado da semana, com o Nasdaq a marcar um novo máximo histórico na sexta-feira, 9 de Março – dia do 9.º aniversário do "bull market" em Wall Street.

 

No mercado cambial, destaque para o enfraquecimento do dólar face às principais congéneres, com os investidores atentos aos novos desenvolvimentos políticos nos EUA.