Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Brexit no parlamento e a reunião do BCE

A sua semana dia-a-dia: Brexit no parlamento e a reunião do BCE

A semana será marcada pela votação do acordo para o Brexit no parlamento britânico e pela reunião do BCE. Em Portugal, a Vista Alegre termina o aumento de capital e a Science4you a subscrição das acções.
A sua semana dia-a-dia: Brexit no parlamento e a reunião do BCE
Patrícia Abreu 09 de dezembro de 2018 às 18:00
Segunda-feira PIB do Reino Unido em Outubro
A semana arranca com a divulgação de importantes indicadores económicos no Reino Unido. Será conhecida a evolução do produto interno bruto (PIB) em Outubro, numa semana em que o tema do Brexit estará na agenda. Segundo uma análise feita pelo Tesouro britânico, se o Brexit se concretizasse de acordo com os pressupostos de saída propostos pela primeira-ministra Theresa May, o PIB do Reino Unido poderia encolher até 3,9% ao longo de 15 anos.

Terça-feira Votado acordo do Brexit no Parlamento britânico

O acordo do Brexit proposto por Theresa May vai ser discutido na Câmara dos Comuns. Os deputados britânicos terão que votar o tratado jurídico que concretiza os termos legais da saída do Reino Unido da União Europeia. O plano de May enfrenta a oposição de grande parte dos deputados. Caso o acordo não seja aprovado, a primeira-ministra terá que avançar com um plano B.

Quarta-feira Vista Alegre conclui aumento de capital
O aumento de capital da Vista Alegre, através da emissão de novas acções, termina esta quarta-feira. A companhia vai reforçar, assim, a liquidez dos títulos, através da emissão de mais de 21,7 milhões de títulos, com um preço que será fixado num intervalo entre 1 e 1,30 euros. As novas acções deverão começar a negociar no dia 19 de Dezembro.

Quarta-feira Relatório mensal da OPEP sobre o petróleo

Depois de na reunião da última semana ter aprovado um corte de produção, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o seu relatório mensal de petróleo. O documento inclui numas estimativas para a procura e para a produção do mercado petrolífero. 


Quinta-feira BCE termina programa de compra de activos


A reunião de política monetária do Banco Central Europeu deverá ser focada na confirmação do fim do programa de compra de activos no final deste ano. A entidade liderada por Mario Draghi vai continuar a reinvestir os dois biliões de euros injectados no mercado ao longo dos últimos três anos, através do programa de compra de activos. Já a taxa de referência deverá continuar está vel em 0%.

Sexta-feira Produção industrial e vendas a retalho na China


A China divulga no final da semana a evolução da produção industrial e das vendas a retalho, em Novembro. Estes indicadores deverão ter sido suportados pelo Dia do Solteiro, que atingiu um novo recorde de facturação: 30,8 mil milhões de dólares (27,4 mil milhões de euros). Ainda assim, os investidores procuram perceber se a guerra comercial com os EUA está a penalizar a segunda maior economia do mundo.

Sexta-feira Registos de carros novos na União Europeia
Depois das vendas de carros novos de passageiros terem caído pela primeira vez em seis meses, em Setembro, são divulgados esta sexta-feira os registos de novos carros na União Europeia. Em Portugal, as vendas também têm vindo a cair. Em Novembro, registaram uma quebra de 9,4%, somando o terceiro mês consecutivo de descida em termos homólogos.



Marketing Automation certified by E-GOI