Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: Dados económicos, Draghi e leilão de dívida em foco

A semana será marcada pela divulgação de dados económicos, em particular na China, bem como pelo discurso do presidente do BCE. Já o Tesouro português regressa ao mercado esta quarta-feira.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 09 de Junho de 2019 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Reino Unido questiona Huawei
Os executivos da chinesa Huawei serão questionados por responsáveis britânicos no Reino Unido, relativamente a questões de segurança, num momento em que o Reino Unido ainda está a ponderar se segue os EUA e proíbe a negociação com a companhia ou não.

Terça-feira Sentimento dos investidores no euro

Será conhecido esta terça-feira o indicador que mede o sentimento de confiança dos investidores na Europa. Este índice surge num momento marcado pelo agravamento das tensões comerciais a nível global e pelo impasse em torno do Brexit, temas que estão a pressionar os mercados.

Terça-feira Concessão de crédito para a compra de casa

O Banco de Portugal divulga a evolução do novo crédito concedido pelas instituições financeiras nacionais às famílias e às empresas. No primeiro trimestre do ano, os bancos concederam 2.351 milhões de euros em financiamento para a compra de casa, com a concessão de crédito à habitação a renovar máximos de 2010. Ainda assim, o ritmo de crescimento das novas operações está a abrandar. 

Quarta-feira Mario Draghi discursa em Frankfurt

Depois de, na semana passada, ter dado um sinal que a política de estímulos poderá manter-se por mais tempo e ter garantido que as taxas de juro diretoras vão manter-se em mínimos históricos até ao final do primeiro semestre de 2020, o presidente do BCE irá discursar esta semana numa conferência em Frankfurt. Além de Mario Draghi, também o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, outro membro do banco central, Benoit Coeuré e a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, irão fazer discursos no mesmo evento. 

Quarta-feira IGCP realiza duplo leilão de dívida


O instituto que gere a dívida pública portuguesa regressa esta quarta-feira aos leilões de dívida de longo prazo. O IGCP vai emitir títulos a 10 e a 15 anos. As operações têm um montante indicativo entre 1.000 e 1250 milhões de euros.

Quinta-feira Começa procura por sucessor de Theresa May

Depois da primeira-ministra britânica, Theresa May, ter abandonado a liderança do seu partido no final da semana passada, arranca o processo para encontrar um sucessor. O Partido Conservador vai começar o processo de escolha do novo líder. Boris Johnson, ex-ministro do Governo conservador, é um dos principais candidatos.

Quinta-feira Eurogrupo decide medidas sobre Itália


Os ministros das Finanças dos vários membros da Zona Euro reúnem-se em Luxemburgo. O encontro tem como principais temas discutir eventuais penalizações a Itália devida ao défice excessivo.

Quinta-feira Relatório mensal da OPEP
A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) divulga o relatório mensal sobre o mercado petrolífero. O documento contém números relativos à produção, bem como expectativas sobre a evolução da procura a nível global.

Sexta-feira China reporta produção industrial
No final desta semana serão conhecidos novos números relacionados com a economia chinesa, no último mês. O regime de Pequim divulga a evolução da produção industrial e das vendas a retalho. Estes dados deverão permitir aos investidores perceber se a economia chinesa começa a sentir o impacto da guerra comercial com os Estados Unidos da América, nomeadamente com o aumento das tarifas norte-americanas, e se mantém um ritmo de crescimento sustentável.
Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana dados económicos bancos centrais BCE Mario Draghi leilão
Mais lidas
Outras Notícias