Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: o fim da época de resultados no PSI, o crédito e o OE

Greenvolt e Altri divulgam contas do trimestre, enquanto a Navigator vota a distribuição de dividendos. A Fed e o BCE mostram detalhes sobre as últimas decisões de subidas de juros.

Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt 20 de Novembro de 2022 às 19:00
  • Partilhar artigo
  • ...
Segunda-feira Acionistas da Navigator votam dividendo

A Semapa vai propor na assembleia geral de acionistas da Navigator, que se realiza esta segunda-feira, a distribuição de um dividendo extraordinário de 21,091 cêntimos por ação, num total de cerca de 150 milhões de euros.

Segunda-feira Endividamento da economia 

O Banco de Portugal atualiza esta segunda-feira os dados do endividamento da economia em setembro. No mês anterior, os agentes económicos (exceto a banca) aumentaram o endividamento para 794,4 mil milhões de euros, o que representou uma subida de 500 milhões de euros.

Terça-feira Contas trimestrais da Greenvolt

A época de resultados está de volta ao índice PSI com as contas do terceiro trimestre da Greenvolt. Até final de junho, a energética liderada por João Manso Neto lucrou 1,2 milhões de euros (mais 17% do que no período homólogo do ano passado).

Quarta-feira Juros da casa continuam a subir

Com a escalada da Euribor sem dar sinais de tréguas, o Instituto Nacional de Estatísticas atualiza os dados das taxas de juro implícitas do crédito à habitação em outubro. No mês anterior, os juros da casa subiram para 1,144%, acumulando assim seis meses consecutivos a agravar.

Quarta-feira Minutas da Fed dão sinais sobre o futuro

A Reserva Federal dos Estados Unidos divulga, ao final da tarde, as minutas da reunião de política monetária, realizada a 1 e 2 de novembro. Na altura decidiu subir a taxa de fundos federais em mais 75 pontos base (o quarto aumento consecutivo) para tentar travar a escalada da inflação e levou o intervalo para entre 3,75% e 4%. Avançou, contudo, que poderá começar a abrandar o ritmo de aumentos.

Quinta-feira Relatos do BCE mostram consenso

Já na quinta-feira é a vez do Banco Central Europeu (BCE) mostrar os relatórios do encontro do Conselho em que decidiu também subir juros. No final de outubro, a autoridade monetária avançou com um novo aumento de 75 pontos base nas taxas de referência - o segundo consecutivo desta dimensão e o terceiro desde julho - para travar a escalada da inflação. Poderá agora dar sinais ao mercado sobre o consenso entre os vários governadores para manter o curso.

Quinta-feira Altri fecha época de resultados no PSI

A Altri prepara-se para fechar a época de resultados no índice PSI. A papeleira divulga contas, após o fecho do mercado, relativas ao terceiro trimestre. Até final de junho, a Altri registou um resultado líquido, excluindo operações descontinuadas, de 69,6 milhões de euros, um aumento de 56,9% face ao mesmo período de 2021.

Quinta-feira Wall Street festeja Thanks Giving

A negociação nos mercados financeiros será mais reduzida esta semana já que as praças em Wall Street estarão fechadas na quinta-feira em observância do feriado do Dia de Ação de Graças. No dia seguinte – que coincide com a Black Friday – as horas de negociação nas bolsas norte-americanas serão também apenas parciais.

Sexta-feira OE 2023 votado no Parlamento

Já contando com as propostas de alteração dos vários partidos, o Orçamento do Estado para o próximo ano vai ser, esta sexta-feira, alvo de votação final global na Assembleia da República.

Outras Notícias