Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: Orçamento, Semapa e medidas para covid em foco

O Governo vai reunir com os partidos para discutir o Orçamento suplementar e a Semapa apresenta contas. Lá fora, a Europa apresenta as propostas para o fundo de recuperação da economia.

Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 24 de Maio de 2020 às 17:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Governo reúne-se com partidos
O primeiro-ministro vai reunir-se esta segunda-feira e terça-feira com os partidos políticos com assento parlamentar para discutir o programa de estabilização económica e social e o seu reflexo no Orçamento suplementar. O documento será apresentado em junho à Assembleia da República. António Costa explicou, na semana passada, que estas reuniões permitirão fazer uma avaliação das medidas que são necessárias para as empresas, o emprego e o rendimento dos portugueses, e de que maneira se vão refletir no Orçamento suplementar.

Segunda-feira Praças dos EUA encerradas

Os mercados deverão registar menor liquidez no arranque desta semana, uma vez que as bolsas norte-americanas vão estar encerradas devido ao feriado do Memorial Day. Os mercados britânicos também vão estar fechados devido ao feriado do Spring Bank.

Terça-feira Investidores atentos ao BCE

Philip Lane, o economista-chefe do Banco Central Europeu, vai estar numa conferência esta terça-feira, sobre a União Europeia, o contexto da covid-19 e o futuro dos serviços financeiros. Os investidores vão estar atentos a quaisquer indicações do banco central relativamente às perspetivas económicas e futuros movimentos de política monetária.

Quarta-feira Europa revela propostas para fundo de recuperação

A Comissão Europeia vai adotar e apresentar, esta quarta-feira, as suas propostas do orçamento plurianual da União Europeia para 2021-2027 e do fundo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19. As propostas vão ser apresentadas mais de um mês depois de os chefes de Estado e de Governo da União Europeia terem solicitado ao executivo comunitário a sua formulação com caráter de urgência. 

Quinta-feira Como está a economia dos EUA?

A leitura preliminar do PIB dos EUA para o primeiro trimestre revelou que a economia encolheu ao ritmo mais célere desde 2008. Esta quinta-feira será apresentada a segunda estimativa para este indicador, que poderá dar mais sinais relativamente à evolução da economia norte-americana num contexto marcado pelo impacto da pandemia nas empresas e nas famílias. Serão ainda revelados os pedidos de subsídio de desemprego.  Na semana que terminou a 16 de maio, registaram-se 2,438 milhões de pedidos.

Quinta-feira Semapa revela contas trimestrais

A empresa vai revelar esta quinta-feira os resultados para o primeiro trimestre do ano. Nos primeiros três meses do ano passado, a Semapa obteve um resultado líquido atribuível a acionistas de 39,7 milhões de euros.

Sexta-feira INE revela detalhes sobre o PIB

A economia portuguesa contraiu 2,4%, em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2020, de acordo com a estimativa rápida divulgada em meados de maio pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). É a maior queda homóloga desde o primeiro trimestre de 2013. Esta sexta-feira, o INE irá divulgar as contas nacionais trimestrais para os primeiros três meses do ano, o que vai permitir perceber em detalhe que setores influenciaram este movimento, num período marcado pela covid-19.

Saber mais Investidor Privado a sua semana economia política monetária resultados
Mais lidas
Outras Notícias