Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Política monetária em foco e leilão de BT por cá

Depois do funeral de Isabel II, vários bancos centrais, como a Fed e Banco de Inglaterra, vão subir juros esta semana. Por cá, há leilão de dívida de curto prazo.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 18 de Setembro de 2022 às 19:00
  • Partilhar artigo
  • ...
Segunda-feira Mercados britânicos fechados

No dia do funeral de Estado da Rainha Isabel II foi decretado feriado bancário e os mercados britânicos estarão de portas encerradas.

Segunda-feira OCDE analisa crises em relatório

A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico publica o relatório States of Fragility de 2022, onde analisa o impacto das múltiplas e simultâneas crises em todo o mundo.

Segunda-feira Síntese de conjuntura por cá

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a síntese económica de conjuntura respeitante a agosto.

Segunda-feira Inflação no Japão

São divulgados os dados do índice de preços no consumidor, em julho, no Japão. Aponta-se para um crescimento em ritmo anual de 2,6%.

Terça-feira Défice comercial aumenta Espanha

São hoje apresentados os números da balança comercial de Espanha em julho. Estima-se que o défice comercial se tenha agravado, passando de 5,38 mil milhões de euros em junho para 5,8 mil milhões no mês seguinte.

Quarta-feira Fed sobe juros diretores

A Reserva Federal termina a sua reunião de política monetária, iniciada na véspera. Os analistas não duvidam da subida dos juros de referência, mas dividem-se quanto à sua dimensão: 75 ou 100 pontos base?

Quarta-feira Leilão de dívida por cá

O instituto que gere a dívida pública regressa ao mercado com uma dupla emissão de Bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses. O objetivo do IGCP é angariar até 1.250 milhões de euros.

Quarta-feira Como estão os stocks norte-americanos de crude?

A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga hoje os níveis da semana passada dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina.

Quinta-feira Banco do Japão e de Inglaterra decidem

Hoje, mais bancos centrais tomam decisões de política monetária. O Banco do Japão deverá manter as taxas de juro de referência no mesmo patamar. Já o Banco de Inglaterra, que devia ter-se reunido na semana passada mas adiou devido ao falecimento de Isabel II, deverá anunciar novo aumento dos juros diretores.

Quinta-feira Confiança do consumidor no Euro

É divulgada a estimativa rápida de setembro para a confiança do consumidor na Zona Euro.

Sexta-feira S&P pronuncia-se sobre Alemanha

A agência de notação financeira Standard & Poor’s tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de rating para a Alemanha. Já a DBRS poderá pronunciar-se sobre a União Europeia e Finlândia, podendo a Moody’s fazer o mesmo em relação à Suécia e Hungria.

Sexta-feira PMI na Zona Euro em destaque

Na Zona Euro teremos a estimativa rápida dos índices dos gestores de compras (PMI) da S&P Global Manufacturing, relativos a setembro. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para a indústria e os serviços. Serão também veiculados os mesmos indicadores para o Reino Unido, França e Alemanha. Destaque ainda para os dados finais do PIB de Espanha no segundo trimestre.

Outras Notícias