Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A subida de 170% que está a liderar as ações europeias este ano

A covid-19 mudou muitas coisas no mercado de ações. A ascensão meteórica da Sinch AB não foi uma delas.

mercados operador bolsas trader
Bloomberg
Bloomberg 27 de Junho de 2020 às 17:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Após uma breve interrupção na subida das ações, quando o novo coronavírus começou a propagar-se pelo mundo, em fevereiro, as ações da Sinch continuaram a subir, atingindo recordes quase diariamente até se tornarem o título com melhor desempenho do índice europeu Stoxx 600 este ano, com um ganho de mais de 170%. Com a cotação nas 778 coroas suecas, as ações estão cerca de 13 vezes mais caras do que quando foram vendidas no IPO de 2015 sob o nome CLX Communications AB, aumentando o valor de mercado da empresa sueca para cerca de 46 mil milhões de coroas (cerca de 4,9 mil milhões de dólares).

Enquanto fornecedora de mensagens automatizadas que informam que um táxi ou uma encomenda está a caminho ou o lembram de uma consulta médica, a Sinch opera num mercado de alto crescimento. Os seus clientes incluem oito das dez maiores empresas de tecnologia dos EUA em valor de mercado, além de companhias aéreas, empresas de partilha de transportes e empresas de entregas, para as quais a sua plataforma em nuvem suporta mensagens, voz e vídeo. E está a expandir-se rapidamente: só este ano, a empresa fez quatro aquisições, incluindo o negócio de interconexão digital da SAP.

"Continuaremos a comprar enquanto virmos empresas atrativas com novas tecnologias, e hoje há muito por aí", disse o CEO Oscar Werner por telefone.

O aumento do volume dos serviços de mensagens da Sinch devido ao confinamento pode explicar em parte a subida das ações este ano, além de outros fatores, como o crescimento aquisitivo da empresa, de acordo com o analista da Carnegie Predrag Savinovic. O especialista atribui aos títulos uma recomendação de "comprar" e elevou recentemente o seu preço-alvo em cerca de 30% para 790 coroas.

Nos seus últimos resultados trimestrais, a Sinch disse que o volume total de transações na sua unidade de mensagens aumentou significativamente em março - um aumento que pode estar parcialmente relacionado ao impacto do confinamento.

Segundo Joakim Bornold, consultor financeiro da Soderberg & Partners, as ações foram impulsionadas pelas aquisições, alto crescimento e pelo facto de a empresa ter como clientes grandes empresas do setor da tecnologia. No entanto, ganhos adicionais não estão garantidos.

"A avaliação está inegavelmente esticada e uma queda potencial pode ser grande", disse Bornold. "A jornada de crescimento tem mesmo de continuar ou existe um grande risco de que as ações acabem no outro extremo do gráfico".

Carnegie vê muitos catalisadores para as ações, um dos quais a perspetiva de a empresa ganhar uma fatia maior dos negócios dos atuais clientes, que estão a alocar apenas uma pequena parte do seu tráfego na Sinch.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias