Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana que aí vem: De Este a Oeste, a super semana da política monetária

A política monetária será o prato principal da semana, com as reuniões da Fed, do Banco de Inglaterra e do Banco do Japão. Mas também o encontro do Eurogrupo estará em destaque, além do debate nas eleições em Espanha.

8. Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos EUA
Bloomberg
André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 13 de Junho de 2016 às 20:00

Terça-feira, 14 de Junho

Dados económicos: 
Banco de Portugal divulga estatísticas da banca


O Banco de Portugal apresenta as estatísticas monetárias e financeiras relativas a Abril. Um documento que irá revelar a evolução das taxas oferecidas pelas instituições financeiras, tanto em operações de crédito como de depósitos, numa altura em que estão em mínimos. Também será conhecida a evolução do crédito malparado bem como das novas operações de financiamento às famílias e às empresas. Já na sexta-feira, o regulador bancário irá divulgar os indicadores coincidentes, relativos a Junho.

 
Quarta-feira, 15 de Junho

Política monetária: Reserva Federal avalia subida dos juros nos EUA


O Comité Federal do Mercado Aberto da Reserva Federal dos EUA (Fed) conclui mais uma reunião de política monetária, esta quarta-feira. Em cima da mesa, a instituição monetária terá uma possível subida da taxa de juro de referência, actualmente entre 0,25% e 0,5%. Nesta altura, não há qualquer certeza do desfecho. As minutas da última reunião apontavam para uma subida do preço do dinheiro, mas os dados da criação de emprego mais recentes decepcionaram. Entretanto, novos indicadores do mercado laboral deram um novo fôlego à possibilidade de subida da taxa de juro.

 
Quinta-feira, 16 de Junho


Dados Económicos: Inflação terá ficado estagnada nos Estados Unidos


Um dia depois da reunião da Fed, os Estados Unidos conhecerão a evolução da inflação em Maio. Segundo as estimativas dos economistas recolhidas pela Bloomberg, esta terá ficado estável em 1,1%. No mesmo dia, o Eurostat deverá confirmar que o índice de preços no consumidor, na Zona Euro, passou de -0,2% para -0,1% em Maio.

 
Política: Eurogrupo discute evolução do resgate à Grécia


Os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir-se no Luxemburgo, na quinta-feira. Em cima da mesa estará a avaliação ao programa de resgate financeiro à Grécia. O objectivo é perceber se o Governo de Alexis Tsipras tem cumprido com as exigências impostas pelos credores.


Política Monetária: 
Banco de Inglaterra e Banco do Japão avaliam políticas


Numa semana marcada por decisões de política monetária, o Banco de Inglaterra conclui, na quinta-feira, mais uma reunião. A expectativa é de que o banco central mantenha a taxa de juro de referência inalterada em 0,5%. Nessa noite, o governador Mark Carney dará um discurso num jantar no The Mansion House. O referendo sobre a  permanência do Reino Unido na União Europeia continua a centrar as atenções dos investidores. No mesmo dia, o Banco do Japão conclui, igualmente, a sua reunião de política monetária. Os economistas consultados pela Bloomberg não antecipam que o governador Haruhiko Kuroda anuncie qualquer alteração. 


Sexta-feira, 17 de Junho
 

Dados Económicos: INE apresenta estatísticas laborais


O Instituto Nacional de Estatística (INE) fecha a semana com a divulgação das estatísticas do emprego. No mesmo dia, publica também os índices de preços na produção industrial, de Maio. Ainda nesta semana, o instituto apresenta a evolução da actividade turística, em Abril, bem como as estimativas de população residente, em 2015.
Ver comentários
Saber mais investidor privado antevisão da semana Fed Banco de Inglaterra Banco do Japão Janet Yellen Mark Carney Espanha eleições Eurogrupo Grécia mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio