Mercados num minuto Abertura dos mercados: Bolsas e euro sobem. Petróleo alivia dos ganhos

Abertura dos mercados: Bolsas e euro sobem. Petróleo alivia dos ganhos

As bolsas europeias iniciaram a semana em alta, assim como o euro, a beneficiarem, sobretudo, da expectativa em torno de um não acelerar do ritmo de subida de juros.
Abertura dos mercados: Bolsas e euro sobem. Petróleo alivia dos ganhos
Reuters
Sara Antunes 12 de março de 2018 às 09:29

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,51% para 5.451,22 pontos

Stoxx 600 avança 0,20% para 379,01 pontos

Nikkei valorizou 1,65% para 21.824,03 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal sobe 1,3 pontos base para 1,876%

Euro cresce 0,2% para 1,2332 dólares

Petróleo cai 0,49% para 65,17 dólares por barril

 

Bolsas europeias sobem 

As bolsas europeias iniciaram a sessão em alta, a prolongarem os ganhos registados na semana passada. A contribuir para este desempenho está o facto de os dados económicos dos EUA não apontarem para a necessidade de se acentuar o ritmo de subida de juros no país. Isto ao mesmo tempo que o Banco Central Europeu (BCE) já se demonstrou comprometido em manter uma política de estímulos económicos por mais tempo.

O Stoxx600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, está a subir 0,20%, numa altura em que a maioria das bolsas europeias seguem com ganhos.

Na bolsa nacional, o PSI-20 sobe mais de 0,5%, a beneficiar da subida superior a 2% da Nos, que está a reflectir o aumento dos resultados de 2017 e do dividendo que vai pagar aos seus accionistas.

 

Juros com ganhos moderados

As taxas de juro estão a subir ligeiramente em Portugal, enquanto descem, também ligeiramente, na Alemanha ou em Espanha. A taxa associada à dívida a 10 anos de Portugal está a subir 1,3 pontos base para 1,876%, num arranque de semana que será marcada pelo regresso de Portugal às emissões de longo e muito longo prazo. Já a "yield" associada à dívida alemã está a descer 0,3 pontos para 0,645%.

O mercado de dívida tem oscilado à espera de perceber se/quando haverá alterações à política monetária na Zona Euro. Na semana passada, o BCE decidiu retirar do discurso da referência de possível aumento do programa de compra de activos, o que inicialmente criou algum nervosismo entre os investidores. Contudo, o presidente da entidade, Mario Draghi, deixou claro que tão cedo não haverá mudanças no política, o que acabou por acalmar os receios dos investidores. 
 

Euro sobe com dados dos EUA

Os indicadores económicos dos EUA apontam para que não haja necessidade de se acelerar o ritmo de subidas de juros no país, o que acaba por beneficiar o euro. A diferença de juros praticados nos dois lado do Atlântico já é significativa (0% na Zona Euro contra um intervalo entre 1,25% e 1,50% nos EUA). Quanto maior for a diferença ou a expectativa que esta diferença aumente, mais deverá subir o dólar, já que os investimentos nesta moeda tornam-se mais atractivos. 

 

Petróleo alivia de ganhos

Os preços do petróleo estão a recuar, a aliviar parte dos ganhos da sessão de sexta-feira. O barril do Brent, negociado em Londres, subiu quase 3%, a beneficiar do facto de as refinarias dos EUA estarem a terminar o seu período de manutenção e a impulsionar a procura desta matéria-prima. Esta segunda-feira, o petróleo volta às quedas, ao perder 0,49% para 65,17 dólares em Londres.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
as manobras SUBTERRANEAS do BCP 12.03.2018


MUITOS parabens a quem anda a manobrar o MILENIUM BCP graças a eles eu tenho atestado a estes preços RIDICULOS bem HAJAM o RPG o MASSA BRUTA o diogo CAVALGADURA e o DR TÚLIÇES NESPEREIRA continuem estão a TRABALHAR MUITO BEM

pub