A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas europeias e petróleo em alta. Euro em queda

As bolsas europeias estão a negociar em terreno positivo, após as eleições na Grécia e numa sessão em que a germânica Volkswagen está em destaque pela negativa. Preços do petróleo estão a subir e o euro a descer.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 08:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 soma 1,16% para 5.134,03 pontos
Stoxx 600 avança 0,06% para 354,98 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 3,7 pontos base para 2,476%

Euro recua 0,01% para 1,1297 dólares

Petróleo em Londres cresce 1,71% para 48,28 dólares


Bolsas europeias em alta

Os principais índices bolsistas europeus arrancaram a semana em terreno positivo. A marcar a sessão nas praças europeias estão as eleições na Grécia e os receios dos investidores em torno da evolução da economia mundial após a Reserva Federal dos Estados Unidos ter decido não alterar neste mês de Setembro a sua política monetária. O PSI-20 lidera as valorizações no Velho Continente ao somar 1,16%, seguido do principal índice holandês, que aprecia 0,97%. O Stoxx 600, índice de referência, sobe 0,06%.

Este domingo, os gregos foram às urnas. O Syriza de Alexis Tsipras foi o partido mais votado não tendo, no entanto, obtido uma maioria absoluta. Por isso, anunciou já uma coligação com o partido Gregos Independentes para que assim possa governar.

Ainda a marcar a sessão no Velho Continente está a Volkswagen. A construtora automóvel admitiu ter sistematicamente cometido fraude nos testes de poluição de ar nos Estados Unidos da América durante anos. A marca pode vir a ser multada em muitos milhões de euros e pode ter de enfrentar os tribunais. As acções da Volkswagen recuam 13,18% para 141,00 euros.

Juros descem em Portugal

Os juros da dívida pública portuguesa estão a descer em todos os prazos depois de na passada sexta-feira a agência, Standard and Poor’s ter subido o "rating" de Portugal. A classificação da dívida nacional está agora a um nível de sair de "lixo". As "yields" da dívida pública portuguesa a dez anos cedem 3,7 pontos base para 2,476%.

Os juros da dívida da Grécia registam uma queda em todos os prazos negociados no mercado secundário. Isto depois de os gregos terem decidido renovar o mandato de Alexis Tsipras como primeiro-ministro do país. A dez anos, os juros recuam 5,1 pontos base para 8,178%

Euro nos 1,12 dólares

A moeda única europeia está a negociar em queda ligeira face ao dólar. O euro cede 0,01% para 1,1297 dólares. O banco norte-americano Goldman Sachs, num relatório citado pela Bloomberg, considera que o euro pode cair até 10 cêntimos de dólar numa altura em que o Banco Central Europeu se estará a preparar para fortalecer cada vez mais os estímulos para atingir os seus objectivos para a inflação.

Petróleo em alta depois da maior queda em duas semanas

Os preços do petróleo estão em alta nos mercados internacionais após terem registado a maior queda em duas semanas. O West Texas Intermediate soma 1,99% para 45,57 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte cresce 1,71% para 48,28 dólares por barril.

Isto numa altura também, e de acordo com a Bloomberg, que os hedge funds reduziram as suas apostas numa queda dos preços da matéria-prima, levando assim os preços a subirem.

Ouro em alta ligeira

O ouro está a registar uma subida ligeira, avançando 0,01% para 1139,40 dólares por onça. Isto numa altura em que o mercado especula que a Reserva Federal dos Estados Unidos pode subir as taxas de juro ainda este ano.

 

Destaques do dia

S&P sobe rating de Portugal e está a apenas um nível de sair do "lixo". A agência de notação financeira subiu em um nível a classificação da dívida soberana de longo prazo de Portugal. Já o "outlook" desceu de "positivo" para "estável".

S&P abre a porta para que Fitch tire Portugal de "lixo" Surpresa seria se a S&P subisse o "rating", disseram os analistas. E foi assim que aconteceu. O foco centra-se na Fitch, que tem a revisão agendada para esta semana. Com a perspectiva "positiva", a saída de Portugal de "lixo" é agora possível.

Tsipras renova coligação de maioria.Tsipras já proclamou vitória e prepara-se para governar com uma nova maioria, coligado com os Gregos Independentes. Os dois partidos conquistaram 155 mandatos. 

 

O que vai acontecer segunda-feira

BCE. Banco Central Europeu publica dados semanais do programa de compra de activos.              

Banco de Portugal. Boletim Estatístico.

  1. Portugal. Balança da conta corrente, em Julho [anterior: 201,1 milhões de euros]
  2. Alemanha. Índice de preços na produção, em Agosto [anterior (homólogo): -1,3%; estimativa: -1,6%]
  3. EUA.Venda de casas usadas, em Agosto [anterior: 2,0%; estimativa: -1,6%].

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro ouro
Outras Notícias