Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abrandamento do crescimento económico deverá levar BCE a manter juros inalterados

O Banco Central Europeu (BCE) será forçado a manter inalterada a taxa de juro de referência da Zona Euro, à medida que o ritmo de crescimento da economia dos treze estados-membros dá sinais de abrandamento. A visão é da UBS, a casa de investimento que ant

Paulo Moutinho 14 de Setembro de 2007 às 12:37

O Banco Central Europeu (BCE) será forçado a manter inalterada a taxa de juro de referência da Zona Euro, à medida que o ritmo de crescimento da economia dos treze estados-membros dá sinais de abrandamento. A visão é da UBS, a casa de investimento que anteriormente previa mais dois agravamentos no preço do dinheiro em 2008.

"Pensamos que o BCE não poderá efectuar um novo aumento da taxa de juro até ao final deste ano à medida que a Reserva Federal dos EUA se prepara para reduzir o preço do dinheiro e que se manterá o turbilhão nos mercados", afirmou Stephane Deo, economista chefe da UBS para a Europa.

Numa nota citada pela Bloomberg, Stephane Deo diminuiu as suas estimativas quanto ao crescimento da economia da Zona Euro de 2,7% para 2,6% para este ano e de 2,4% para 2,1% para 2008. É com base nestas previsões que a UBS acredita numa manutenção do preço do dinheiro por parte do BCE

"Temos agora o crescimento [da Zona Euro] gradualmente a abrandar no horizonte das nossas estimativas e a cair abaixo do potencial durante a segunda metade do próximo ano", afirmou Deo, acrescentando que "o cenário alternativo já não aponta para a subida como antes da crise nos mercados, mas sim para a descida".

O Banco Central Europeu (BCE) manteve inalterada a taxa de juro de referência nos 4% na última reunião de 6 de Setembro, em resultado da crise nos mercados financeiros mundiais. Para a UBS, a autoridade monetária não voltará a aumentar os juros este ano e no próximo. Anteriormente a casa previa mais dois agravamentos no preço do dinheiro em 2008.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio