A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções asiáticas caem para mínimos de cinco semanas

O índice de referência para a região prepara-se para encerrar em mínimos de cinco semanas, com receios relativos ao qualidade das carteiras de crédito chinesas associados a activos imobiliários a acrescerem à crise europeia.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 18 de Novembro de 2011 às 07:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O MSCI Ásia – Pacífico perde 1,9% para 114,02 pontos e prepara-se para encerrar ao nível mais baixo desde 10 de Outubro. Esta semana é a terceira de perdas consecutivas, com índice poder encerrar com uma queda semanal de 2,8%.

As acções do sector financeiro negociaram pressionadas pela divulgação de dados económicos para o imobiliário, após o governo da China ter dito que os preços das casas caíram em 33 de 70 províncias.

O nível de dívida no sector imobiliário é “certamente algo que as autoridades chinesas precisam de se focar, mas a informação de que disponho diz-me essa é uma questão que o governo vai conseguir controlar e eles têm capacidade suficiente para aguentar a dimensão dos incumprimentos”, disse o analista de mercados do Colonial First State Global Asset Management, Stephen Halmarick, à Bloomberg. “A Europa é uma preocupação permanente. Os mercados globais estão muito preocupados com o que está a acontecer lá”, salientou.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 perdeu 1,23% para 8.374,91 pontos e o Topix depreciou 1,06% para 719,98 pontos. A sessão de hoje é a última antes de os índices do Japão prolongarem a negociação durante mais 30 minutos. A partir de agora irão negociar até às 7h30 da hora portuguesa.

Na China o dia foi pressionado pela divulgação dos dados imobiliários. O Shangai Composite perdeu 1,8% para 2.417,89 pontos e o Bank of China desvalorizou 1%, depois de a Comissão Reguladora da Banca da China ter dito que alguns projectos imobiliários poderão ficar sem financiamento.

O Hang Seng de Hong Kong perdeu 2,0% numa quarta sessão consecutiva de perdas e o índice indiano Sensex caiu 1,6% para 16.191,38 pontos. Esta semana, o Sensex prepara-se para registar uma desvalorização de 5,6%.

Ver comentários
Saber mais bolsa Ásia acções MSCI Nikkei Shangai mercado Europa crise euro
Outras Notícias