Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções asiáticas impulsionadas por dados economicos da China, Índia e Austrália

As acções da região da Ásia e Pacífico negociaram animadas pelos dados da produção industrial divulgados na China, Índia e Austrália, que sugerem que o continente poderá manter a rota de crescimento apesar da crise na Europa.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 03 de Janeiro de 2012 às 07:57
  • Partilhar artigo
  • ...
O índice de referência MSCI Ásia – Pacífico que não inclui as acções do Japão avançou 1,7% para 398,95 pontos e prepara-se para encerrar num máximo de 8 de Dezembro. Cerca de sete acções do índice valorizaram por cada uma que perdeu terreno. Hoje, os mercados do Japão, China e Tailândia encontram-se encerrados.

“Os dados económicos oferecem um impulso para uma pequena subida de ano novo”, disse a gestora de fundos do Samsung Asset Management, Pauline Dan, à Bloomberg. “Provavelmente iremos sofrer mais ventos contrários vindos da Europa”, acrescentou.

O índice de Gestores de Compras do HSBS e Markit Economiscs para a Índia subiu de 51,0 pontos para 54,2 e fixou um máximo de seis meses. Já o índice chinês avançou de 49 pontos para 50,3 pontos, segundo o índice medido por um instituto federal em Pequim. A produção industrial australiana também cresceu, revela a agência noticiosa Bloomberg.

O índice de acções australiano progrediu 1,1%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong avançou 2,1%. O índice Sensitive, da Índia, progrediu 1,8% e o Straits Times de Singapura apreciou 1,2%.

As cotadas do sector das matérias-primas foram as que mais impulsionaram os mercados asiáticos, depois de terem sido divulgados os dados económicos que dão conta de melhorias na economia. A BHP Billiton valorizou 1,1% para 34,80 dólares australianos (27,48 euros) por acção e a Jiangxi Copper ganhou 3,0% para 17,28 dólares de Hong Kong (1,77 euros).

Ver comentários
Saber mais Hang Seng China Japão Nikkei bolsa acções ásia
Outras Notícias