Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções asiáticas pressionadas por receios de abrandamento económico

As acções asiáticas seguem pressionadas pelos receios de abrandamento, depois de divulgados os números das vendas de habitações nos EUA e das exportações no Japão.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 25 de Agosto de 2010 às 07:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
As acções da região da Ásia e Pacífico negoceiam pressionadas pelos receios de abrandamento ou interrupção da retoma da economia. Isto depois de ter sido registada uma queda das vendas de habitações existentes nos Estados Unidos, em Julho e um quinto mês de abrandamento das exportações no Japão. O MSCI Ásia – Pacífico desce 0,9% para 116,71 pontos, com três cotadas a descer por cada uma que sobe. O índice de referência para a região negoceia 9,6% abaixo do máximo registado este ano, no dia 15 de Abril, pressionado pelos receios de recaída na Europa, Estados Unidos e China.

A pressionar estiveram essencialmente os números da venda de habitações existentes nos EUA e das exportações no Japão. Nos Estados Unidos venderam-se casas ao rito de 3,83 milhões por ano, em Julho, um número que é o mais baixo de que há registo nos últimos dez anos e que ficou abaixo das estimativas dos economistas mais pessimistas.

As exportações do Japão diminuíram pelo quinto mês consecutivo também em Julho, num período em que a economia do Japão se debate com uma divisa que está em máximos de 15 anos face ao dólar. A subida do iene resulta da procura de refúgio pelos investidores e torna as exportações do país menos competitivas.

“Com os investidores focados nos Estados Unidos, existe crescente incerteza acerca do futuro da economia global”, disse o gestor de activos do Nikko Cordial Securities, Hirochi Nishi, à Bloomberg. “As acções estão a descer, o iene a descer e não existe fim para esta aversão ao risco a que estamos a assistir”.

O Nikkei desce 1,66% para 8.845,39 pontos numa quarta sessão de perdas consecutiva e o Topix recua 1,48% para 805,66 pontos. O australiano S&P/ASX 200 recuou 0,6% e o Kospi da Coreia do Sul deprecia 0,5%.

Ver comentários
Outras Notícias