Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções asiáticas seguem mistas à espera do Banco do Japão

Os mercados accionistas da Ásia estão a oscilar em margens estreitas, com os investidores a posicionarem-se face à reunião do Banco do Japão para discutir a política monetária, que termina amanhã.

Bloomberg
Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 21 de Maio de 2013 às 07:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O índice MSCI Asia Pacific desliza 0,2% para 144,09 pontos, seguindo a tendência de queda ligeira dos futuros da bolsa de Nova Iorque, que aliviam 0,1% no caso do S&P 500.

 

Já o Nikkei 225 da bolsa de Tóquio fechou a ganhar 0,1%, com o bom desempenho das acções ligadas ao sector das “utilities”. A Tokyo Electric Power disparou 14% e a Electric Power Development ganhou 3,2%, impulsionando um sub-índice de “utilities” que já ganha 64% este ano.

 

Os investidores estão a aguardar a conferência de imprensa de quarta-feira de Haruhiko Kuroda (na foto), que está a liderar os trabalhos na reunião de política monetária do Banco do Japão, que se prolonga por dois dias. A 4 de Abril, o governador disse que o banco central iria dobrar a compra de obrigações governamentais, com o objectivo de atingir uma inflação de 2% dentro de dois anos.

 

O programa de compra de dívida pública, pela redução das taxas de juro de longo prazo que provoca e pelo aumento da liquidez no sistema, tem vindo a impulsionar as acções japonesas. A desvalorização do iene decorrente dessa política é também um factor de apoio, sobretudo para as empresas exportadoras.

 

A travar maiores ganhos na Ásia estiveram as perdas do Industrial & Commercial Bank of China (ICBC), o maior banco mundial em valor de mercado, desceu 2% em Hong Kong, com notícias de que o Goldman Sachs vendeu o equivalente a 1,1 mil milhões de dólares em acções do banco asiático.

Ver comentários
Saber mais Ásia bolsa Nikkei 225
Mais lidas
Outras Notícias