Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções do Bank Millennium disparam mais de 8% com possível venda de 10% na PZU

As acções do Bank Millennium, banco polaco controlado pelo Banco Comercial Português, dispararam mais de 8% depois da entidade bancária anunciar que quer vender os 10% que detém na seguradora PZU, uma posição que foi avaliada em 1,6 mil milhões de zlotys

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 26 de Novembro de 2004 às 15:24

As acções do Bank Millennium, banco polaco controlado pelo Banco Comercial Português, dispararam mais de 8% depois da entidade bancária anunciar que quer vender os 10% que detém na seguradora PZU, uma posição que foi avaliada em 1,6 mil milhões de zlotys (376 milhões de euros).

O Bank Millennium somava 7,62% para os 3,25 (0,77 euros), depois de ter avançado um máximo de 8,94%.

«O banco está a pensar vender a posição na seguradora» PZU, disse fonte oficial do Bank Millennium à Bloomberg, especificando que «não quer isto dizer que tenhamos recebido ofertas ou acordado qualquer negócio».

O polaco Millennium comprou os 10% da PZU em 1999, por mil milhões de zlotys (237 milhões de euros) e tinha acordado manter esta posição durante cinco anos, tendo este prazo expirado há duas semanas.

Esta posição, na contabilidade do Bank Millennium está valorizada em 1,2 mil milhões de zlotys, mas segundo a Bloomberg, foi avaliada em 1,6 mil milhões de zlotys (376 milhões de euros) há um ano, no âmbito de um acordo entre o BCP e o banco polaco.

O Bank Millennium entrou no capital da PZU no âmbito da aquisição de 21% do capital da seguradora polaca por parte da Eureko, e o banco polaco diz agora que a seguradora que tinha uma parceria e é accionista do BCP, é «um parceiro» natural para realizar este negócio.

O Estado polaco, que tem uma posição na seguradora, quer colocar a companhia em bolsa e quando o fizer a Eureko pode reforçar a sua posição na PZU.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio