Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções do BES recuperam mais de 18% em dois dias

O BES está a subir mais de 9% esta segunda-feira, a reflectir a confirmação de Vítor Bento e Moreira Rato para a liderança da instituição financeira.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 07 de Julho de 2014 às 08:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...

As acções do BES estão a subir 9,44% para 82,3 cêntimos, o que eleva para 18,42% a subida nos últimos dois dias. Na sexta-feira, os títulos tinham já disparado mais de 8% depois de ter sido noticiado que Vítor Bento e Moreira Rato iam assumir funções no banco. Apesar desta subida expressiva, as acções do BES continuam a ter um desempenho negativo desde o início do ano. A queda ronda os 12%.

 

A confirmação chegou já no sábado. A Espírito Santo Financial Group confirmou no sábado à tarde que Vítor Bento e João Moreira Rato foram escolhidos para substituir Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires no Banco Espírito Santo.

 

A nova proposta, que deixa cair Morais Pires para CEO e a escolha de duas novas administradoras, mantém o nome de Paulo Mota Pinto, deputado do PSD, para presidente do Conselho de Administração ("chairman").

 

No comunicado enviado à CMVM, a ESFG indica que a nova proposta para os órgãos sociais do BES foi feita após uma "consulta prévia a outros accionistas de referência do BES" e fica a dever-se aos "acontecimentos públicos que se verificaram posteriormente à convocação da Assembleia Geral do BES para o próximo dia 31 de Julho, que geraram a indeterminação quanto à futura governance do banco".

 

Apesar de não o explicitar, a ESFG estará a referir-se à oposição do Banco de Portugal à primeira lista proposta para liderar o BES, que era liderada por Morais Pires, actual administrador financeiro do banco. O supervisor impôs que o novo CEO e CFO do BES viessem de fora do banco. A forte queda das acções também mostrou que esta proposta não tinha sido bem recebida nos mercados.

 

Esta segunda-feira os investidores estão a reflectir nas acções a confirmação das notícias.

Ver comentários
Saber mais BES Vítor Bento Espírito Santo Financial Group João Moreira Rato Ricardo Salgado Amílcar Morais Pires Paulo Mota Pinto PSD CMVM bolsa Banco de Portugal
Outras Notícias