Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções do BPI disparam mais de 7% após resultados acima do esperado

O Caixa BI destaca a "evolução bastante positiva" da qualidade dos activos do BPI e a Haitong assinala os resultados fracos ao nível operacional, que foram compensados pela descida das provisões.

A carregar o vídeo ...
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 29 de Outubro de 2015 às 13:17
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

O BPI está a reagir em forte alta aos resultados dos primeiros nove meses do ano que o banco apresentou na quarta-feira, 29 de Outubro, já que os lucros ficaram acima das estimativas. As acções sobem 6,37% para 1,152 euros, aliviando de uma valorização máxima de 7,11% durante a sessão.

 

O banco liderado por Fernando Ulrich obteve lucros de 151 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, o que compara com prejuízos de 140 milhões de euros no período homólogo e as estimativas dos analistas, que apontavam para lucros de 115,2 milhões de euros.  

 

"Os resultados estão a ser muito bem recebidos pelo mercado. Em termos práticos, o banco apresentou menos provisões para crédito por incumprimento. Beneficia também da operação internacional com ROE bastante elevado", disse à Reuters Albino Oliveira, analista da Fincor.

 

Na conferência de imprensa para apresentação dos resultados, Fernando Ulrich revelou que o banco está em negociações com Isabel dos Santos no âmbito da cisão dos activos africanos e que o banco não necessita de reforçar o capital para cumprir as metas exigidas do BCE.   

 

Numa nota onde comenta os resultados dos nove meses do BPI, o CaixaBI destaca "o resultado gerado em operações financeiras e, sobretudo, para a redução significativa dos custos com imparidades".

 

O banco de investimento da CGD assinala também a "evolução bastante positiva ao nível da qualidade de activos do banco com uma redução substancial das novas entradas em mal parado". As provisões e imparidades de crédito (dinheiro colocado de lado para perdas futuras com créditos) diminuíram 19,7% para 113,4 milhões de euros.

 

Apesar dos números conhecidos esta quarta-feira, o CaixaBI salienta que "o tema principal para o BPI continua a estar relacionado com os desenvolvimentos futuros associados ao plano de cisão" dos activos africanos.

 

A Haitong (ex-BESI) analisa de forma menos positiva os resultados do BPI, assinalando que ao nível operacional foram "fracos", tendo beneficiado de provisões mais baixas e receitas de corretagem mais elevadas.

 

O BPI obteve lucros de 74 milhões de euros no terceiro trimestre, mas do que duplicando a previsão da Haitong, mas a margem financeira ficou 9% aquém das estimativas.

 

A Haitong mantém a recomendação de "neutral" para as acções do BPI, com um preço-alvo de 1,20 euros.

 

Com a subida das acções nesta quinta-feira, o BPI acumula um ganho de 12,48% este ano.  

Ver comentários
Saber mais BPI Fernando Ulrich Albino Oliveira Isabel dos Santos CaixaBI Haitong
Outras Notícias