Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ackermann: Dívida soberana não pode mais ser considerada um activo sem risco

O CEO do Deutsche Bank considera que o risco da dívida soberana vai espalhar-se pela Europa e que "vai levar anos para que o sistema recupere". Josef Ackermann considera que estamos "bem avisados" e "preparados para um período prolongado de volatilidade e incerteza".

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 18 de Novembro de 2011 às 16:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
“Outra grande alteração dos mercados financeiros é o facto, ainda largamente subestimado, de que a dívida soberana não pode mais ser considerada um activo sem risco”, afirmou o CEO do banco, citado pela Bloomberg.

Segundo o responsável, “a Europa está na linha da frente desses desenvolvimentos, mas considerando a dinâmica das dívidas, bem como os desenvolvimentos políticos e demográficos em alguns países, é apenas uma questão de tempo antes que essas considerações venham à tona também noutros”.

As bolsas têm sido penalizadas pelas preocupações renovadas de que os responsáveis europeus não cheguem a um acordo para controlar a crise de dívida, que já forçou países como a Grécia, Irlanda e Portugal a recorrerem a ajuda externa.

Ackermann considera que “vai levar anos para que o sistema” recupere deste “choque maciço” que teve início em 2007. “Vai levar anos para que o sistema se adapte à nova realidade”, sustentou, acrescentando que “estamos, por isso, bem avisados para esperar, e, mais importante, para nos prepararmos para um período prolongado de volatilidade e incerteza”.

Para as preocupações com a dívida soberana, o responsável apontou o facto de um acordo em cortar o défice orçamental dos EUA estar “longe de ser certo”.

A Europa e os EUA “tiveram o seu lugar ao sol” durante centenas de anos e a ascensão das economias emergentes, como a China e o Brasil, bem como dos seus bancos, deve ser um “sinal de alerta” para aumentar a competitividade, concluiu.

Ver comentários
Saber mais Ackermann dívida soberana activo
Outras Notícias