Depois de anos a negociar a saída do Reino Unido da União Europeia, os líderes de ambas as partes anunciaram ter chegado a acordo. Os mercados seguem animados, com a bolsa britânica a valorizar e a libra em destaque.
A divisa britânica está a somar 0,80% para os 1,2935 dólares, mas já chegou a avançar 1,23% para os 1,2990 dólares. A libra atingiu, desta forma, e após três sessões a valorizar, um máximo de 13 de maio deste ano.Face ao euro, a moeda do Reino Unido também ganha embora mais modestamente. Sobe 0,35% para os 1,1631 euros, mas já tocou também num máximo de maio – de dia 8 – na sequência de uma subida de 0,61%.
O FTSE, o principal índice bolsista de Londres, soma 0,50% para os 7.204,36 pontos. O entusiasmo nas ações tira peso às obrigações, nas quais os investidores se refugiam em termos de incerteza, pelo que os juros da dívida britânica estão a subir 4,6 pontos base para os 0,756%, uma fasquia que não era atingida desde dia 13 do mês passado.
Esta quinta-feira, 17 de outubro, Boris Johnson e Jean-Claude Juncker usaram as redes sociais para revelar ao mundo que finalmente a União Europeia e o Reino Unido chegaram a um acordo para o Brexit. As negociações aceleraram na última semana, agora que se aproximava o prazo-limite para o "divórcio" - o dia 31 de outubro. Caso não houvesse entendimento até ao fim do mês, o Reino Unido poderia ter de abandonar a União Europeia sem acordo, algo visto com grande receio pelos investidores tendo em conta o impacto acrescido que a quebra abruta de laços comerciais podia ter para ambas as economias.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.