Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

AIE revê em alta crescimento da procura de petróleo para 2006 em 7,8%

A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta as estimativas do crescimento da procura de petróleo no próximo ano em 7,8%, afirmando que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai precisar produzir mais numa altura em que o cons

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 13 de Dezembro de 2005 às 10:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta as estimativas do crescimento da procura de petróleo no próximo ano em 7,8%, afirmando que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai precisar produzir mais numa altura em que o consumo nos EUA recupera.

A AIE prevê que a procura de petróleo vai aumentar em 1,79 milhões de barris por dia no próximo ano para 85,18 milhões por dia, o que significa um acréscimo de 130 mil barris diários face às estimativas do mês passado.

«Estamos a assistir a uma recuperação na procura depois do terceiro e do quarto trimestre fracos», um factor que está relacionado com as interrupções provocadas pelos furacões nos EUA e com as temperaturas mais quentes do que a média para a época do ano.

Esta é a primeira vez que a AIE revê em alta as suas previsões de crescimento da procura para o próximo ano desde que publicou a primeira estimativa para 2006, em Julho.

O petróleo está hoje a aliviar dos ganhos superiores a 3% ontem acumulados. O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado em Nova Iorque, recuava 0,24% para os 61,15 dólares e o «brent» [co1], transaccionado em Londres, cedia 0,61% para os 59,08 dólares.

Ver comentários
Outras Notícias