Notícia
AIE revê em alta previsões para procura de petróleo
A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta as previsões para a procura de petróleo na segunda metade do ano aumentando as preocupações com o facto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estar a produzir muito próximo da capa
- Assine já 1€/1 mês
- ...
A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta as previsões para a procura de petróleo na segunda metade do ano aumentando as preocupações com o facto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estar a produzir muito próximo da capacidade máxima.
O preço do petróleo subiu depois do anúncio da AIE. O crude negociado em Nova Iorque avançava 0,59% para os 54,60 dólares e o «brent», transaccionado em Londres, subia 0,58% para os 54,13 euros.
A AIE estima que a procura de petróleo atinja os 86,4 milhões de barris por dia, no quarto trimestre deste ano, um valor superior à previsão do mês passado, em 200 mil barris diários.
Os membros da OPEP «estão a produzir próximo do limite da capacidade», disse Jeff Brown, analista a AIE para a procura de petróleo, á Bloomberg acrescentando. «Pode ser que no final do ano a pressão a que estamos a assistir diminua», acrescentou.
O mercado receia que a oferta existente no mercado não seja suficiente para satisfazer a procura, que vai aumentar no Hemisfério Norte, nos meses de Inverno.