Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha acolhe ideia de aumento de capital do Banco Central Europeu

A Alemanha vê com bons olhos um aumento de capital do BCE. Uma hipótese que poderá ser levantada por Jean-Claude Trichet na cimeira de 16 e 17 de Dezembro.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 14 de Dezembro de 2010 às 11:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A maior economia da Europa recebeu sem desagrado a notícia de que o Banco Central Europeu (BCE) estará a considerar um aumento de capital, segundo disse à imprensa um responsável do governo alemão que pediu anonimato.

O responsável disse que não se pode excluir a hipótese de o líder do banco central, Jean-Claude Trichet, levantar esse assunto na cimeira de líderes da União Europeia que terá lugar a 16 e 17 de Dezembro, segundo a agência noticiosa.

O governo alemão sempre disse que apoiaria o Banco Central Europeu, acrescentou o responsável. Se o BCE sentir que é necessário um aumento de capital, a Alemanha vai adoptar uma postura construtiva em relação ao pedido, explicou.

A notícia de que o BCE estará a ponderar a ideia foi avançada esta manhã pela Reuters, que não citou fontes identificadas.

O aumento de capital poderá permitir ao banco central fazer frente a possíveis perdas com compra de obrigações. O pedido deverá chegar em breve aos Estados europeus e numa altura em que alguns deles se confrontam com graves dificuldades de financiamento.



Ver comentários
Saber mais bce alemanha
Mais lidas
Outras Notícias