Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alex Weber sublinha combate à inflação como "principal prioridade"

Alex Weber, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), voltou a sublinhar que o combate à inflação continua a ser a "principal prioridade" da autoridade monetária da Zona Euro, isto depois da taxa de juro da região ter sido mantida na última reunião.

Paulo Moutinho 12 de Agosto de 2008 às 12:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Alex Weber, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), voltou a sublinhar que o combate à inflação continua a ser a “principal prioridade” da autoridade monetária da Zona Euro, isto depois da taxa de juro da região ter sido mantida na última reunião.

Em entrevista ao “Stuttgarter Zeitung”, Weber alertou que as perspectivas para a inflação não são favoráveis e que a entidade presidida por Jean-Claude Trichet, o BCE, tem de evitar que o aumento dos custos de vida seja um critério fundamental para as negociações salariais que se avizinham.

Weber, que é também presidente do banco central da Alemanha, a maior economia da Europa, afirmou, na mesma entrevista, que não prevê que os preços no consumidor (a inflação) recuem para um nível inferior ao limite de 2% definido pelo BCE “este ano, ou no próximo”.

A taxa de inflação na Zona Euro voltou a agravar-se em Julho de 4% para 4,1%, segundo a primeira estimativa do Eurostat, revelada no final do mesmo mês. Na semana passada, o BCE decidiu-se pela manutenção da taxa de juro nos 4,25%, com Trichet a alertar que o crescimento económico da região vai ser “substancialmente mais fraco”.

A Alemanha, a maior economia da Europa e da Zona Euro, poderá, segundo Weber, apresentar uma redução superior a 0,3% no crescimento da economia no segundo trimestre, face aos primeiros três meses do ano. Mas “não será uma surpresa”, para o responsável que não prevê que o país entre em recessão.

Ver comentários
Outras Notícias