Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas aplaudem sucesso do aumento de capital do BCP

Os analistas do BPI e do Caixa BI consideram "positiva" a conclusão do aumento de capital do Banco Comercial Português (BCP), sobretudo nas condições de turbulência dos mercados em que ocorreu.

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 23 de Julho de 2014 às 10:35
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

O banco liderado por Nuno Amado colocou todas as acções junto dos investidores, sem ter necessidade de utilizar a tomada firme por parte do sindicato bancário. A procura excedeu a oferta em mais de 25%.

O aumento de capital, no valor de 2.250 milhões de euros, foi concluído com sucesso, com todas as acções emitidas a serem subscritas pelos investidores.

 

"É nosso entendimento que se trata de uma notícia positiva o facto de o BCP ter concretizado a colocação da operação de aumento de capital junto de investidores privados e sem recurso à tomada firme por parte do sindicato bancário, num contexto de mercado caracterizado, nas últimas semanas, pelo aumento da volatilidade e da aversão ao risco", refere André Rodrigues, numa nota emitida esta quarta-feira.

 

O analista do Caixa BI estima que a "operação de aumento de capital agora concluída deverá traduzir-se num impacto (líquido do reembolso dos CoCos ao Estado Português no montante de 1,85 mil milhões de euros)".

 

Também o BPI vê a conclusão desta operação como "positiva, embora esperada". "Vemos como uma notícia positiva que o banco seja capaz de concluir de forma bem sucedida o aumento de capital (particularmente considerando a volatilidade do mercado testemunhada no último mês)".

 

"O potencial de reestruturação do banco, combinado com a sua sensibilidade às taxas de juro e as almofadas resultantes da potencial venda de activos e das alterações regulatórias fazem dele uma acção interessante na periferia da Europa", realça o BPI.

 

O Caixa BI avalia as acções do BCP em 0,13 euros, com uma recomendação de "comprar". Já o BPI confere ao banco um preço-alvo de 0,17 euros, também com uma recomendação de "comprar".

 

As acções do banco seguem a valorizar 5,87% para os 0,11 euros, depois de terem chegado a subir 7,63%.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.  

 

Ver comentários
Saber mais Nuno Amado BCP
Outras Notícias