Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Antevisão da semana: Leilão e dados económicos marcam semana da Páscoa

Numa semana mais curta, devido à Páscoa, o leilão de obrigações de Portugal, as taxas implícitas do crédito e a evolução dos preços das casas centram atenções. Mas também é revelado o boletim económico do BCE.

bolsas mercados Europa euronext
Bloomberg
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 20 de Março de 2016 às 20:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Segunda-feira, dia 21

Indicadores
É divulgado o boletim estatístico do Banco de Portugal

A semana arranca com a divulgação em Portugal do Boletim Estatístico do Banco de Portugal, documento onde o regulador apresenta vários indicadores importantes. Destaque para o financiamento captado pelo Estado junto dos investidores de retalho, através das aplicações em certificados de aforro e os Certificados do Tesouro Poupança Mais. Será ainda divulgado o endividamento do Estado em percentagem do PIB.

Terça-feira, dia 22

Dados económicos
INE divulga evolução dos preços das casas no final de 2015

À semelhança do que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos meses, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá confirmar esta terça-feira, 22 de Março, um aumento dos preços das casas. O INE divulga a evolução do índice no último trimestre de 2015, depois do índice de preços da habitação ter atingido o valor mais elevado desde 2010 no final de Setembro.

Quarta-feira, dia 23

Obrigações
Portugal vai ao mercado com emissão até mil milhões

Portugal regressa esta quarta-feira ao mercado, numa dupla emissão de dívida de longo prazo. Tentando beneficiar com o ambiente favorável criado pelo anúncio de novas medidas do Banco Central Europeu este mês, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) "vai realizar no próximo dia 23 de Março pelas 10:30 dois leilões das OT com maturidade em 15 de Abril de 2021 e 15 de Fevereiro de 2030". Ou seja, será dívida com maturidade a cinco e 14 anos. Na última emissão a cinco anos, os juros suportados por Portugal subiram.

Crédito
Taxas de juro implícitas no crédito à habitação

O INE divulga divulga taxas de juro implícitas no crédito à habitação, em Fevereiro. Caso volte a recuar, este será o nono mês consecutivo de descidas. A taxa, que está em queda desde Agosto, acelerou o ritmo de descidas no primeiro mês deste ano, com o índice a registar a maior queda mensal desde Janeiro do ano passado. Os custos do financiamento para comprar casa com recurso a crédito têm vindo a cair, fruto da descida da Euribor, ao mesmo tempo que os bancos têm vindo a reduzir o valor dos "spreads" cobrados nas novas operações.

Quinta-feira, dia 24

Política Monetária
BCE divulga boletim económico com novas previsões

O Banco Central Europeu, que na reunião deste mês anunciou um programa de medidas de estímulo monetário surpreendentes, divulga esta semana o seu boletim económico. A instituição deverá deixar previsões mais cautelosas para a economia da região, após os acontecimentos que marcaram o início do ano. A equipa de economistas do BCE reviu este mês em baixas as previsões de crescimento e inflação para os próximos anos. Até 2018, o crescimento da Zona Euro não chegará perto dos 2%.

Sexta-feira, dia 24

Bolsas
Mercados encerrados devido a sexta-feira santa

A semana nos mercados accionistas vai ser mais curta, devido às comemorações da Páscoa. Tal como já é habitual nesta época do ano, as principais bolsas na Europa (incluindo a de Lisboa) e nos EUA encerram nesta sexta-feira Santa e apenas voltam a negociar na próxima terça-feira. Tendo em conta que muitos investidores aproveitam esta altura para tirar uns dias de férias, a semana poderá ser marcada por um nível de liquidez mais reduzido.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado antevisão da semana BCE juros PIB política monetária mercados INE leilão indicadores inflação IGCP taxas implícitas preços das casas Páscoa
Mais lidas
Outras Notícias