Investidor Privado Antevisão da semana: Leilão, "rating" e Banco de Inglaterra marcam agenda

Antevisão da semana: Leilão, "rating" e Banco de Inglaterra marcam agenda

A política monetária voltará a marcar a semana nos mercados, com os investidores atentos à reunião do Banco de Inglaterra. Já no plano nacional, o leilão desta quarta-feira e a revisão agendada do "rating" da S&P centram atenções.
Antevisão da semana: Leilão, "rating" e Banco de Inglaterra marcam agenda
Bloomberg
Patrícia Abreu 11 de setembro de 2016 às 20:00

Segunda-feira, dia 12

Economia
INE divulga evolução da inflação em Agosto

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga no arranque desta semana a evolução do índice de preços no consumidor, em Agosto, depois de ter subido no mês anterior face ao mesmo período de 2015. Ao todo, o preço final dos bens e serviços que compõem o cabaz do INE avançou 0,6%, em Julho, o que representa uma aceleração também face a Junho.

Terça-feira, dia 13

Crédito
Banco de Portugal divulga novos dados do crédito malparado

O Banco de Portugal apresenta, esta terça-feira, 13 de Setembro, a evolução do crédito malparado bem como as novas operações de financiamento, em Julho. Num momento em que o incumprimento continua a subir, o crédito de má qualidade é um dos principais problemas do sector financeiro. Por outro lado, interessa perceber se os bancos estão a conceder mais financiamento às empresas e às famílias.

Quarta-feira, dia 14

Obrigações
Portugal procura financiar-se em até 1.750 milhões

O IGCP realiza uma nova emissão de dívida de longo prazo. Duas semanas depois de ter realizado um leilão, Portugal volta a colocar obrigações a sete e 21 anos, com o objectivo de financiar-se em 750 e mil milhões de euros, respectivamente. A operação irá decorrer num momento em que a taxa de juro da dívida pública a dez anos voltou a fixar-se acima de 3%, depois de o BCE ter decidido manter inalterado o seu programa de estímulos monetários na última semana.

Quinta-feira, dia 15

Política monetária
Banco de Inglaterra deverá manter juros em mínimos históricos

Depois de o BCE ter mantido inalterada a taxa de referência na última quinta-feira, 8 de Setembro, esta semana deverá ser o Banco de Inglaterra a manter os juros no actual mínimo histórico de 0,25% e o seu programa de compra de activos. A expectativa dos economistas é de que o presidente da instituição, Mark Carney, faça um balanço da evolução da economia desde a última reunião e divulgue novas previsões.

Economia
EUA deverão divulgar crescimento das vendas a retalho

A divulgação de indicadores económicos nos EUA deverá continuar a marcar o ritmo dos mercados. Depois dos serviços na indústria terem desiludido, os economistas consultados pela Bloomberg esperam que os EUA divulguem um crescimento das vendas a retalho, em Agosto.

Economia
Inflação na Zona Euro deverá manter-se

A evolução da inflação continua a ser uma das principais preocupações de Mario Draghi. Apesar de ter anunciado um programa de estímulos histórico, o presidente do BCE não tem conseguido suportar a evolução dos preços na Zona Euro, que deverá continuar praticamente nula. Segundo as estimativas da Bloomberg, a inflação deverá ter-se situado em 0,1% no mês de Agosto.

Sexta-feira, dia 16

"Rating"
Standard & Poor’s pode rever avaliação da dívida de Portugal

Duas semanas depois da Moody’s ter decidido manter inalterada a sua avaliação para a dívida portuguesa, está agendada para o final desta semana uma possível revisão do "rating" de Portugal. A S&P avalia actualmente a dívida soberana nacional com um "rating" de "BB+" e uma perspectiva "estável".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI