Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Antevisão da semana: Resultados, política monetária e "rating" na agenda

Os investidores vão continuar atentos à China e às decisões dos bancos centrais. A apresentação de contas também irá marcar o ritmo das bolsas. Em Portugal, o "rating" da Moody's centra as atenções.

BCE anuncia extensão do programa de compras de activos: Através de um agressivo programa de compra de activos [conhecido como alívio quantitativo], Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) continuou a apostar no apoio à economia da Zona Euro. Quase no final do ano, anunciou que o objectivo é estender as medidas até Setembro de 2016.
Vera Ramalhete veraramalhete@negocios.pt 10 de Janeiro de 2016 às 20:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda, 11 de Janeiro

Empresas: Cotadas dos EUA apresentam resultados

Começa esta semana a época de apresentação de resultados trimestrais nos EUA. A Alcoa será a primeira empresa a divulgar as contas, na segunda-feira, mas a semana será marcada pelos números das instituições financeiras, com destaque para as contas do Citigroup, JP Morgan e Wells Fargo.

Terça, 12 de Janeiro

Resultados: Jerónimo Martins divulga vendas em 2015

Começa esta semana a época de apresentação de resultados trimestrais nos EUA. A Alcoa será a primeira empresa a divulgar as contas, na segunda-feira, mas a semana será marcada pelos números das instituições financeiras, com destaque para as contas do Citigroup, JP Morgan e Wells Fargo.



Quarta, 13 de Janeiro

Dados económicos: China divulga comércio internacional

Os investidores vão continuar atentos aos dados da segunda maior economia do mundo, após o índice de produção industrial ter iniciado um movimento de queda nos mercados mundiais, que ditou o pior arranque anual de sempre nas bolsas. Esta quarta-feira, a China divulga o saldo da balança comercial. Na sexta-feira, será a vez do Eurostat publicar os dados do comércio internacional referentes à Zona Euro.

Economia: INE divulga taxa de inflação em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o índice de preços no consumidor, em Dezembro. Em Novembro, a taxa de inflação manteve-se inalterada nos 0,6%, em relação ao período homólogo.

Quinta, 14 de Janeiro

Política monetária: Investidores atentos aos Bancos centrais

O Banco de Inglaterra avalia a revisão da taxa de juro directora, esta quinta-feira. Os economistas consultados pela Bloomberg prevêem que a taxa ficará inalterada em 0,5%. No mesmo dia, o Banco Central Europeu (BCE) publica os relatos da reunião de 2 e 3 de Dezembro, quando decidiu cortar a taxa de depósitos para -0,3% e prolongar o programa de compra de activos. No dia anterior, a Reserva Federal dos EUA publica o Livro Bege com indicações sobre a situação económica nos EUA. Os investidores vão estar também atentos à conferência organizada pelo banco central francês, que conta com a presença de membros do BCE, Banco de Inglaterra, Banco do Japão, Reserva Federal e FMI, na terça-feira.

Política europeia: INE divulga taxa de inflação em Portugal

Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se em Bruxelas, esta quinta-feira. Na sexta-feira, decorre a reunião mensal dos ministros da Economia e das Finanças.

Sexta, 15 de Janeiro

Notação financeira: Moody’s revê "Rating" da dívida soberana Portuguesa

A agência de notação financeira Moody’s tem agendada para esta sexta-feira uma possível revisão do "rating" da dívida soberana de Portugal. Actualmente, a Moody’s atribui uma classificação de "Ba1", considerado investimento "especulativo" ("lixo") com perspectiva "estável". "A Moody’s irá manter o ‘rating’, particularmente se o orçamento não for divulgado até lá", antecipa Lyn Graham-Taylor, estratego de dívida do Rabobank.

Ver comentários
Saber mais antevisão da semana EUA INE resultados rating bancos centrais política monetária UE
Outras Notícias