Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Só 5% dos administradores não acumulam cargos noutras empresas

A maioria dos gestores que ocupa cargos nas administrações das cotadas nacionais ocupa outras funções em simultâneo noutras empresas, revela relatório da CMVM.

bolsa PSI Euronext
Bruno Simão/Negócios
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 11 de Março de 2016 às 17:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A acumulação de cargos nos conselhos de administração de várias empresas continua a ser uma realidade no mercado português. Cerca de 95% dos membros da administração de sociedades cotadas ocupava, em 2014, funções noutras empresas, adianta o Relatório Anual sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal, da CMVM, publicado esta sexta-feira, 11 de Março.


"Em termos de funções exercidas em várias sociedades, apenas 20 dos 422 cargos nos órgãos de administração eram ocupados por administradores que não exerciam funções em mais nenhuma sociedade", pode ler-se no documento publicado esta tarde.


Das 43 sociedades analisadas, em 31 cotadas a totalidade dos membros do órgão de administração acumulava cargos noutras sociedades, acrescenta a CMVM.


Esta é uma situação recorrente apontada pelo regulador em relatórios anteriores sobre o governo das sociedades. Ainda assim, o caso extremo de um gestor com mais cargos em mãos coube a Miguel Pais do Amaral, que chegou a acumular 73 funções em simultâneo em 2012.

Ver comentários
Saber mais CMVM Governo das sociedades cotadas deveres de informação cumprimento recomendações
Mais lidas
Outras Notícias